Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17382
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
danieladeoliveirapaiva.pdf7.27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O caminhar do serviço social: a participação de profissionais e estudantes na luta por uma visão crítica
Autor(es): Paiva, Daniela de Oliveira
Primeiro Orientador: Moljo, Carina Berta
Membro da banca: Bueno, Bruno Bruziguessi
Membro da banca: Bazarello, Raphael Dutra
Resumo: O Trabalho de Conclusão de Curso, ‘‘O Caminhar do Serviço Social: A participação de profissionais e estudantes na luta por uma visão crítica, possui como objetivo discorrer sobre a história com intuito de verificar a importância dos espaços de discussão presentes no Serviço Social como profissão e curso, analisar possíveis colaborações do movimento estudantil para a profissão e a importância do espaço coletivo para Assistentes Sociais. O método bibliográfico é o utilizado no trabalho e exposições documentais pontuais também ocorrem, para ilustrar a importância de acervos, documentos e registro no ato de conservação da História. Pode-se concluir que os debates, espaços coletivos, diálogos entre estudantes e profissionais, projetos de extensão, lutas e a resistência em diversos períodos históricos no país colaboraram para um olhar crítico de estudantes e Assistentes Sociais.
Abstract: The Course Conclusion Paper, ''The Social Service Journey: The participation of professionals and students in the fight for a critical vision, aims to discuss history with the aim of verifying the importance of the discussion spaces present in Social Service as profession and course, analyze possible collaborations between the student movement for the profession and the importance of the collective space for Social Workers. The bibliographic method is used in the work and specific documentary exhibitions also occur, to illustrate the importance of collections, documents and records in the act of conserving History. It can be concluded that debates, collective spaces, dialogues between students and professionals, extension projects, struggles and resistance in different historical periods in the country contributed to a critical view of students and Social Workers.
Palavras-chave: Serviço social
Estudantes
Profissionais
Crítico
Ditadura militar
Social service
Students
Professionals
Critic
Military dictatorship
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Serviço Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17382
Data do documento: 22-Dez-2023
Aparece nas coleções:Serviço Social - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons