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Tipo: Tese
Título: Pesquisando com crianças em suas casas: vivência no interespaço doméstico, pandemia e reflexões sobre uma espacialidade mais que humana
Autor(es): Paula, Sara Rodrigues Vieira de
Primeiro Orientador: Lopes, Jader Janer Moreira
Membro da banca: Souza, Maria Zélia Maia de
Membro da banca: Santiago, Mylene Cristina
Membro da banca: Pereira, Luiz Miguel
Membro da banca: Almeida Júnior, Sebastião Gomes de
Resumo: A partir do interespaço da casa, este trabalhou se dedicou a entender como seria pesquisar com as crianças em seus espaços domésticos e privados, considerando sua relação e convivência com o lar e com o que nele vive e faz parte da vida da criança. Além disso, considerando seus mapas vivencias como criação de potenciais espacialidades, ou seja, entendendo a criação das crianças a partir de sua autoria, vivência e sua imaginação criadora (Vigotski, 2018b). Nesse sentido, a partir dos conceitos de vivência e de reelaboração criadora (Vigotski, 2018b) e através dos mapas vivenciais (Lopes, 2018b) realizados dentro de suas casas, buscou-se compreender como as crianças vivenciam seus espaços e como cartografam e narram essas vivências espaciais as reelaborando e as recriando. Como disparador da convivência com as crianças, foram criados e narrados mapas vivenciais (Lopes, 2018b) dos lugares de suas vidas. Assim, a partir de seus interespaços domésticos e através da cartografia (linguagem gráfica, visual e espacial), as crianças documentaram suas vivências com os espaços de suas vidas, permitindo que pesquisa testemunhasse como suas autorias emergiam e se manifestavam. Além disso, a pesquisa também se dedicou a discutir e refletir sobre o processo - em si - de pesquisar com as crianças em suas casas. Portanto, ao trazer essa discussão e reflexão para este texto, um dos objetivos foi também escrever sobre as especificidades de pesquisar com as crianças em suas casas. Dessa forma, além de pesquisar as vivências espaciais com as crianças dentro de suas casas, o trabalho também tem por objetivo contribuir com a discussão sobre os espaços possíveis de pesquisa com as crianças. Com a pandemia, nossos desejos e nossos objetivos – ainda que tenham mantido sua essência, qual seja: pesquisar com as crianças em suas casas e refletir sobre esse processo – precisaram se alargar. A suspensão do convívio presencial modificou a continuação do trabalho de campo, além de inspirar a busca por novas formas possíveis de significar o vivido, reconhecendo o intenso emaranhamento de todas as formas de vida. Portanto, neste trabalho também existe a busca por outras formas para tentar entender as relações da pesquisa com o mundo mais que humano.
Abstract: Taking place in the domestic interspace, this work was dedicated to understanding what it would be like to research with children in their domestic and private spaces, considering their relationship and coexistence with their homes and with those who live there and are part of the child's life. In addition, considering their experience maps as creation of potential spatialities, that is, understanding the creation of children based on their authorship, experience and their creative imagination (Vigotski, 2018b). In this sense, based on the concepts of experience and creative re-elaboration (Vigotski, 2018b) and through the experience maps (Lopes, 2018b) created within their homes, we sought to understand how children experience their spaces and how they map and narrate these spatial experiences by re-elaborating and recreating them. As a strategy for coexistence with children, experience maps (Lopes, 2018b) of the places of their lives were created and narrated. Thus, from their domestic interspaces and through cartography (graphic, visual, and spatial language), the children documented their experiences with their living spaces, allowing the research to witness how their authorship emerged and manifested itself. In addition, the research was also dedicated to discussing and reflecting on the process - in itself - of researching with children in their homes. Therefore, in bringing this discussion and reflection to this text, one of the objectives was also to write about the specificities of researching with children in their homes. Thus, in addition to researching spatial experiences with children inside their homes, the work also aims to contribute to the discussion about possible research spaces with children. With the pandemic, our desires and our objectives - although they have maintained their essence, which is: researching with children in their homes and reflecting on this process - they needed to expand. The suspension of face-to-face interaction changed the continuation of the fieldwork, in addition to inspiring the search for new possible ways of giving meaning to the lived experience, recognizing the intense entanglement of all forms of life. Therefore, this work also seeks other ways to try to understand the relationships between research and the more-than-human world.
Palavras-chave: Casa
Vivência
Interespaço
Pandemia
Mundo mais que humano
Home
Experience
Interspace
pPandemic
More-than-human world
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17364
Data do documento: 29-Ago-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação (Teses)



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