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Tipo: Dissertação
Título: Charges de Di Cavalcanti no Jornal A Manhã, de 1935: disfarce integralista de Plínio Salgado
Autor(es): Ferreira, Paulo Roberto Franco
Primeiro Orientador: Gonçalves, Leandro Pereira
Membro da banca: Christofoletti, Rodrigo
Membro da banca: Liebel, Vinícius
Resumo: A presente pesquisa tem como tema central a análise de charges baseadas no conjunto de imagens ilustradas por Emiliano Di Cavalcanti (1897-1976), com pseudônimo Urbano, ao líder da Ação Integralista Brasileira (AIB), Plínio Salgado (1895-1975), disponibilizadas no jornal A Manhã (RJ). Através das charges produzidas e divulgadas neste jornal, contra a tentativa de divulgação do movimento integralista em 1935, o objetivo é compreender como Di Cavalcanti se posicionou contra Plínio Salgado, principalmente entendendo o posicionamento político do artista no jornal selecionado, sua luta em relação às regiões do país onde esse movimento foi implantado, bem como a relação que se fazia do integralismo acerca do fascismo. Desse modo, o método usado é a análise qualitativa das imagens selecionadas, que tem como principal expoente o sociólogo Ralf Bohnsack, destacando a interpretação das fontes, ao buscar o significado documental, principalmente pautado nos tipos de fases interpretativas, denominadas formuladas e refletidas. Aliás, esta pesquisa se justifica a partir do interesse na utilização de charges no meio acadêmico, na ocorrência de lacunas acerca da pesquisa sobre as políticas do movimento integralista e na compreensão da influência do antifascismo no contexto social.
Abstract: This research has as its central theme the analysis of cartoons based on the set of images illustrated by Emiliano Di Cavalcanti (1897-1976), with the pseudonym Urbano, related to the leader of the Brazilian Integralist Action (AIB), Plínio Salgado (1895-1975), made available in the newspaper A Manhã (RJ). Through the cartoons produced and published in this newspaper, against the attempt to publicize the integralist movement in 1935, the objective is to understand how Di Cavalcanti positioned himself against Plínio Salgado, mainly understanding the artist's political positioning in the selected newspaper, his struggle in relation to the regions of the country where this movement was implemented, as well as the relationship between integralism and fascism. Thus, the method used is the qualitative analysis of the selected images, whose main exponent is the sociologist Ralf Bohnsack, highlighting the interpretation of the sources, when searching for the documentary meaning, mainly based on the types of interpretative phases, called formulated and reflected. In fact, this research is justified based on the interest in the use of cartoons in academia, the occurrence of gaps in research on the policies of the integralist movement and the understanding of the influence of anti-fascism in the social context.
Palavras-chave: Integralismo
Plínio Salgado
Di Cavalcanti
Charge
Fascismo
Integralism
Cartoon
Fascism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em História
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17342
Data do documento: 26-Fev-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em História (Dissertações)



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