https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17330
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
danielleaparecidaoliveiraprates.pdf | 3.84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | A biblioteca escolar como espaço de práticas pedagógicas para professores e alunos da Escola Estadual Prefeito Odílio Fernandes Costa |
Autor(es): | Prates, Danielle Aparecida Oliveira |
Primeiro Orientador: | Souza, Elisabeth Gonçalves de |
Membro da banca: | Magaldi, Carolina Alves |
Membro da banca: | Rufino, Janaína de Assis |
Resumo: | A pesquisa parte da hipótese de que as abordagens empregadas na biblioteca da escola pesquisada estão limitadas, dificultando a efetiva transformação desse ambiente em um local que acolha os estudantes para desenvolver habilidades de leitura e letramento. Esse cenário estende-se não apenas à escola sede, mas também às bibliotecas dos anexos São Joaquim (SJ) e Brejo Grande (BG), que oferecem recursos e acervo compartilhados, porém insuficientes para atender toda a comunidade estudantil. A pesquisa busca responder à questão norteadora: que estratégias gestoras podem ser utilizadas para fortalecer as práticas pedagógicas de letramento da biblioteca na escola, considerando especialmente a etapa do Ensino Médio (EM)? O objetivo geral é investigar os usos do espaço da biblioteca para analisar e propor estratégias gestoras visando ao fortalecimento desse ambiente, tanto da escola sede quanto dos anexos. Já os objetivos específicos são: (1) descrever o espaço, os recursos e o trabalho realizado na biblioteca; (2) analisar a utilização do espaço e das práticas pedagógicas de letramento desenvolvidas na biblioteca da escola e a relação dos estudantes do Ensino Médio com esse ambiente educativo e (3) propor um Plano de Ação Educacional (PAE) com práticas de aperfeiçoamento do uso do espaço e recursos da biblioteca para melhor atendimento aos estudantes do Ensino Médio. Em relação à perspectiva teórica, existem três eixos temáticos: no primeiro, autores como Freire (1997), Martins (1997), Paulino (2001), Soares (2009), Cosson (2009), Campello (2016), Roca (2012) e Carvalho (2016) exploram conceitos essenciais que permeiam o âmago da biblioteca escolar, conceituando leitura, letramentos e discutindo o papel da biblioteca como um espaço propício para o desenvolvimento dessas competências. No segundo eixo, utilizou-se de autores como Carvalho (2001), Furtado (2004), Campello (2001a; 2001b; 2010a; 2010b), Silva (2009), Roca (2012), Andrade (2001, 2016), Gasque e Casarin (2016) para analisar o uso do espaço e dos recursos da biblioteca, visando aprimorar o processo de aprendizagem dos estudantes; e o terceiro eixo utilizou-se de autores como Ferreira (2009), Silva (2009), Campello (2009, 2010a; 2010b), Nunes e Santos (2020), Roca (2012) para refletir sobre as dificuldades, estratégias e mecanismos de colaboração entre bibliotecários e professores. Os procedimentos metodológicos incluíram pesquisa documental, revisão bibliográfica, investigação exploratória e trabalho de campo. Como instrumentos de coleta de dados optou-se pela realização de quatro entrevistas semiestruturadas com Professores para Ensino do Uso da Biblioteca (Peub) e uma entrevista de grupo focal com cinco professores de Língua Portuguesa (PLP) do EM. Para a análise dos dados das entrevistas, foram estabelecidos três temas distintos: Promoção de práticas de leitura na Escola Estadual Prefeito Odílio Fernandes Costa (EEPOFC): perspectivas da Biblioteca Escolar e Sala de Aula, segundo Peub e PLP; Desafios na implementação de práticas pedagógicas; Perspectivas futuras e considerações finais. Os resultados revelaram a necessidade de ações coordenadas para enfrentar a subutilização da biblioteca e fortalecer as práticas pedagógicas de letramento em toda a escola, com foco especial no Ensino Médio. O Plano de Ação Educacional busca promover iniciativas que estimulem os alunos a se envolverem mais com a leitura, escrita e interpretação. |
Abstract: | The research is based on the hypothesis that the approaches used in the researched school library are limited, making it difficult to effectively transform this environment into a place that welcomes students to develop reading and literacy skills. This scenario does not extend only to the main school, but also to the libraries in the São Joaquim Brejo Grande (BG) annexes that offer shared resources and collections, but they are insufficient to serve the entire student community. The research seeks to answer the guiding question: what management strategies can be used to strengthen library literacy pedagogical practices in schools, especially considering the High School (EM) stage? The general objective is to investigate the uses of library space to analyze and propose management strategies aimed at strengthening this environment, both in the main school and in the annexes. And the specific objectives. They are: (1) describe the space, resources, and the work carried out in the library; (2) analyze the use of space and pedagogical literacy practices developed in the school library and the relationship of high school students with this educational environment and (3) propose an Educational Action Plan (EAP) with practices to improve use of library space and resources to serve high school students better. From the theoretical perspective, there are three thematic axes; in the first, authors such as Freire (1997), Martins (1997), Paulino (2001), Soares (2009), Cosson (2009), Campello (2016), Roca (2012) and Carvalho (2016). They explore essential concepts that permeate the core of the school library, conceptualizing reading, and literacy and discussing the role of the library as a space conducive to the development of these skills. In the second axis, authors such as Carvalho (2001), Furtado (2004), Campello (2001, 2010), Silva (2009), Roca (2012), Andrade (2001, 2016), Gasque and Casarin (2016) They were used. to analyze the use of library space and resources to improve the student's learning process and the third axis used authors such as Ferreira (2009), Silva (2009), Campello (2009, 2010), Nunes and Santos ( 2020), Roca (2012) to reflect on the difficulties, strategies and collaboration mechanisms between librarians and teachers. The methodological procedures included documentary research, bibliographic review, exploratory investigation, and fieldwork. As data collection instruments, we chose to carry out four semi-structured interviews with Teachers for Teaching Library Use (Peub) and a focus group interview with five Portuguese Language (LP) teachers from EM. For the analysis of interview data, three themes were established: Promotion of reading practices in EEPOFC: perspectives from the School Library and Classroom, according to Peub and PLP; Challenges in implementing pedagogical practices; Future perspectives and final considerations. The results revealed the need for coordinated actions to address library underutilization and strengthen literacy pedagogical practices throughout the school, with a special focus on high school. The Educational Action Plan (PAE) seeks to promote initiatives that encourage students to become more involved with reading, writing, and interpretation. |
Palavras-chave: | Leitura Práticas de letramento Biblioteca escolar Reading Literacy practices School library |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17330 |
Data do documento: | 26-Jul-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons