https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17327
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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cristianemariamedeiroslaia.pdf | 3.93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Tese |
Título: | Favela é moda, Beijinho no Ombro e Linn sem Mordaça: corpos periféricos que atravessam, negociam e traduzem mundos |
Autor(es): | Laia, Cristiane Maria Medeiros |
Primeiro Orientador: | Sequeira, Rosane Preciosa |
Membro da banca: | Lima, Caroline Barreto de |
Membro da banca: | Mesquita, Cristiane Ferreira |
Membro da banca: | Guimarães, Lara Linhalis |
Membro da banca: | Borges Júnior, Eli |
Resumo: | O interesse pelo que se ergue das beiradas – cosmológicas, geográficas, conceituais, existenciais, subjetivas – do mundo, com seus movimentos que inserem e destilam heterogeneidades em espaços hegemônicos, conduz essa pesquisa. Ela parte de uma costura de teorias, conceitos e saberes, vindos de lugares plurais de fala e de vida, para pensar como reverbera o que tais inserções produzem nas construções legitimadas de um mundo pós-colonial. Entendendo a moda como um desses espaços hegemônicos, três acontecimentos que flertam com ela, mas partem de existências e estéticas que não se situam nas referências de mundo eurocentrados que a sustenta, são escolhidos para dar corpo a essa tese. São eles: a criação e atuação da Jacaré Moda, uma agência de modelos da Favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro; a chegada de Linn da Quebrada no Big Brother Brasil 2022, usando uma camiseta estampada com a obra Anastácia Livre; e o videoclipe Beijinho no Ombro, de Valesca Popozuda, gravado no ano de 2013. Cada um deles aciona olhar, para além de seus contornos, o esgarçamento de certezas, o questionamento de privilégios, o embaralhamento de referências, e os outros tantos deslocamentos, que a presença da diferença irredutível dispara nos circuitos excludentes e exclusivistas que se cristalizaram em princípios coloniais, que se sustentam cada vez menos. Nesse sentido, incitam pensar a produção de diferença que é gerada a partir da diferença que gera diferença, e com ela a impossibilidade de controle sobre tal produção, o que significa, no final das contas, a impossibilidade de controle sobre os lugares que cada corpo irá ocupar e, por consequência, sobre a manutenção da divisão colonial de lugares no mundo. O trajeto se inspira no conceito de Rizoma, enquanto método de pesquisa, que dá conta dos movimentos do mundo em constante feitura e transformação. E as linhas de força que guiam a escrita se fazem na confluência das vozes de Conceição Evaristo, Achille Mbembe, Deleuze e Guattari, Grada Kilomba, Nego Bipo, Luiz Antônio Simas, Luiz Rufino, Eduardo Viveiros de Castro, Davi Kopenawa, dentre outros. |
Abstract: | The interest in what emerges from the edges – cosmological, geographic, conceptual, existential, subjective – of the world, with its movements that insert and distill heterogeneities in hegemonic spaces, drives this research. It starts from a seam of theories, concepts and knowledge, coming from plural places of speech and life, to think about how what such insertions produce reverberates in the legitimized constructions of a post-colonial world. Understanding fashion as one of these hegemonic spaces, three events that flirt with it, but depart from existences and aesthetics which are not located in the Eurocentric world references that support it, are chosen to give substance to this thesis. They are: the creation and acting of Jacaré Moda, a modeling agency in Favela do Jacarezinho, in Rio de Janeiro; the arrival of Linn da Quebrada at Big Brother Brasil 2022, wearing a t-shirt printed with the Anastácia Livre work; and the song video Beijinho no Ombro, by Valesca Popozuda, recorded in 2013. Each of them encourages us to look, beyond their contours, at the fraying of certainties, the questioning of privileges, the shuffling of references, and many other displacements, that the presence of irreducible difference triggers the exclusionary and exclusivist circuits that crystallized in colonial principles, which are less and less sustainable. In this sense, they encourage thinking about the production of difference that is generated from the difference that generates difference, and with it the impossibility of control over such production, which means, in the end, the impossibility of control over the places where each body will occupy and, consequently, on the maintenance of the colonial division of places in the world. The path is inspired by the concept of Rizoma, as a research method, which accounts for the movements of the world in constant creation and transformation. And the force lines which guide the writing are created in the confluence of the voices of Conceição Evaristo, Achille Mbembe, Deleuze and Guattari, Grada Kilomba, Nego Bipo, Luiz Antônio Simas, Luiz Rufino, Eduardo Viveiros de Castro, Davi Kopenawa, among others. |
Palavras-chave: | Moda Corpos periféricos Corpos periféricos Diversidade Contracolonialismo Resistência Fashion Peripheral bodies Diversity Countercolonialism Resistance |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | IAD – Instituto de Artes e Design |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17327 |
Data do documento: | 5-Jul-2024 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Artes, Culturas e Linguagens (Teses) |
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