Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17318
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
thomazspartacusmartinsfonseca.pdf2.45 MBAdobe PDFView/Open
Type: Tese
Title: “Essa Barbie tem uma letra bonitinha” - masculinidades em animações dos Estúdios Disney
Author: Fonseca, Thomaz Spartacus Martins
First Advisor: Ferrari, Anderson
Referee Member: Castro, Roney Polato de
Referee Member: Bastos, Felipe
Referee Member: Xavier Filha, Constantina
Referee Member: Souza, Marcos Lopes de
Resumo: Compreendendo que o cinema e os filmes são artefatos culturais, uma vez que fazem circular pedagogias culturais que atuam no sentido de produção, reprodução, manutenção ou construção de novos saberes que, por sua vez, operam na constituição de subjetivações, o objetivo do presente estudo foi conhecer e problematizar as representações de masculinidades nos filmes de animação “O Rei Leão” e “Toy Story 3”, da produtora estadunidense Estúdios Disney. Numa perspectiva pós-estruturalista, os estudos foucaultianos, os estudos de gênero e masculinidades, bem como os estudos das pedagogias culturais, foram acionados de forma a compreender os variados processos educativos, que são aqueles que permitem a construção dos sujeitos e das subjetividades e que não acontecem formalmente, mas em ambientes, espaços e tempos nos quais também se dá o processo de constituição de sujeitos. Por meio da metodologia de Etnografia de Tela, na qual os filmes foram assistidos por incontáveis vezes e tiveram suas cenas recortadas e suas falas reproduzidas na presente tese, também os variados aspectos gráficos, como cores e traços dos desenhos; elementos narrativos, como tom de voz, diálogos e expressões faciais; bem como características físicas e psicológicas da composição dos personagens, foram acionados de forma a proporcionar a análise das construções da representação das masculinidades e das relações de masculinidade presentes nas animações. As masculinidades, assim como todo processo de construção, de configurações e de enquadramentos de gênero, são compreendidas nesta tese também como processos educativos, que estão em constante movimento. O presente estudo oportunizou a reflexão de como padrões socialmente aceitos, como as masculinidades hegemônicas, a heteronormatividade e a família heteroafetiva, são acionados como modelos aceitos e valorizados nos filmes analisados, representando padrões apreciados pela empresa produtora. Por fim, operando reflexões acerca de uma possível crise das masculinidades na contemporaneidade, sugerimos o conceito de “masculinidades outras”, que busca romper com as construções hegemônicas, afastando-se daquelas preconizadas e valorizadas ao longo da modernidade.
Abstract: Understanding that cinema and films are cultural artefacts, once we make circulate cultural pedagogies that atuam no sense of production, reproduction, maintenance or construction of new knowledge that, in turn, operates in the constitution of subjectivity, or objective of this study It was to understand and problematize the representations of masculinities in the animated films “O Rei Leão” and “Toy Story 3”, by the American producer Estúdios Disney. A post-structuralist perspective, Foucauldian studies, gender and masculinity studies, as well as cultural pedagogy studies, are formed in order to understand the varied educational processes that only allow the construction of two subjects and subjectivities that It does not happen formally, but in environments, spaces and times in which the process of constituting subjects is also given. Through the methodology of Fabric Ethnography, in which the films were attended for countless times, and we examined their cut-out dinners and their scenes reproduced in this present, we also varied graphic aspects, such as cores and drawings of the drawings; narrative elements, such as voice tom, dialogues and facial expressions; bem as physical and psychological characteristics of the composition of two characters, formed in a way to provide the analysis of the constructions of the representation of masculinities and the relations of masculinity present in the animations. Masculinities, as well as all processes of construction, configurations and gender frameworks, are understood in this context, also, as educational processes, which are in constant movement. The present study is opportunized to reflect on how socially oiled fathers, how hegemonic masculinities, heteronormativity and heteroafetive families are activated as oiled and valued models in the films analyzed, representing fathers valued by the production company. Finally, reflecting on a possible crisis of masculinities in contemporary times, we suggest a concept of 'other masculinities' that seeks to break with hegemonic constructions, abolishing those advocated and valued throughout modernity.
Keywords: Masculinidades
Pedagogias culturais
Disney
Masculinidades outras
Artefatos culturais
Masculinities
Cultural pedagogies
Other masculinities
Cultural artifacts
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17318
Issue Date: 5-Jun-2024
Appears in Collections:Doutorado em Educação (Teses)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons