DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor1 | Ferrari, Anderson | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1349390714783997 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Castro, Roney Polato de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8537816801948657 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Bastos, Felipe | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6430970460987731 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Xavier Filha, Constantina | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0592180860075151 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Souza, Marcos Lopes de | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/2396459642306557 | pt_BR |
dc.creator | Fonseca, Thomaz Spartacus Martins | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2731175419009702 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-06T12:44:00Z | - |
dc.date.available | 2024-09-05 | - |
dc.date.available | 2024-09-06T12:44:00Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-05 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17318 | - |
dc.description.abstract | Understanding that cinema and films are cultural artefacts, once we make circulate
cultural pedagogies that atuam no sense of production, reproduction, maintenance
or construction of new knowledge that, in turn, operates in the constitution of
subjectivity, or objective of this study It was to understand and problematize the
representations of masculinities in the animated films “O Rei Leão” and “Toy Story
3”, by the American producer Estúdios Disney. A post-structuralist perspective,
Foucauldian studies, gender and masculinity studies, as well as cultural pedagogy
studies, are formed in order to understand the varied educational processes that
only allow the construction of two subjects and subjectivities that It does not
happen formally, but in environments, spaces and times in which the process of
constituting subjects is also given. Through the methodology of Fabric
Ethnography, in which the films were attended for countless times, and we
examined their cut-out dinners and their scenes reproduced in this present, we
also varied graphic aspects, such as cores and drawings of the drawings; narrative
elements, such as voice tom, dialogues and facial expressions; bem as physical
and psychological characteristics of the composition of two characters, formed in
a way to provide the analysis of the constructions of the representation of
masculinities and the relations of masculinity present in the animations.
Masculinities, as well as all processes of construction, configurations and gender
frameworks, are understood in this context, also, as educational processes, which
are in constant movement. The present study is opportunized to reflect on how
socially oiled fathers, how hegemonic masculinities, heteronormativity and
heteroafetive families are activated as oiled and valued models in the films
analyzed, representing fathers valued by the production company. Finally,
reflecting on a possible crisis of masculinities in contemporary times, we suggest
a concept of 'other masculinities' that seeks to break with hegemonic constructions,
abolishing those advocated and valued throughout modernity. | pt_BR |
dc.description.resumo | Compreendendo que o cinema e os filmes são artefatos culturais, uma vez que
fazem circular pedagogias culturais que atuam no sentido de produção,
reprodução, manutenção ou construção de novos saberes que, por sua vez,
operam na constituição de subjetivações, o objetivo do presente estudo foi
conhecer e problematizar as representações de masculinidades nos filmes de
animação “O Rei Leão” e “Toy Story 3”, da produtora estadunidense Estúdios
Disney. Numa perspectiva pós-estruturalista, os estudos foucaultianos, os estudos
de gênero e masculinidades, bem como os estudos das pedagogias culturais,
foram acionados de forma a compreender os variados processos educativos, que
são aqueles que permitem a construção dos sujeitos e das subjetividades e que
não acontecem formalmente, mas em ambientes, espaços e tempos nos quais
também se dá o processo de constituição de sujeitos. Por meio da metodologia
de Etnografia de Tela, na qual os filmes foram assistidos por incontáveis vezes e
tiveram suas cenas recortadas e suas falas reproduzidas na presente tese,
também os variados aspectos gráficos, como cores e traços dos desenhos;
elementos narrativos, como tom de voz, diálogos e expressões faciais; bem como
características físicas e psicológicas da composição dos personagens, foram
acionados de forma a proporcionar a análise das construções da representação
das masculinidades e das relações de masculinidade presentes nas animações.
As masculinidades, assim como todo processo de construção, de configurações
e de enquadramentos de gênero, são compreendidas nesta tese também como
processos educativos, que estão em constante movimento. O presente estudo
oportunizou a reflexão de como padrões socialmente aceitos, como as
masculinidades hegemônicas, a heteronormatividade e a família heteroafetiva,
são acionados como modelos aceitos e valorizados nos filmes analisados,
representando padrões apreciados pela empresa produtora. Por fim, operando
reflexões acerca de uma possível crise das masculinidades na
contemporaneidade, sugerimos o conceito de “masculinidades outras”, que busca
romper com as construções hegemônicas, afastando-se daquelas preconizadas e
valorizadas ao longo da modernidade. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Masculinidades | pt_BR |
dc.subject | Pedagogias culturais | pt_BR |
dc.subject | Disney | pt_BR |
dc.subject | Masculinidades outras | pt_BR |
dc.subject | Artefatos culturais | pt_BR |
dc.subject | Masculinities | pt_BR |
dc.subject | Cultural pedagogies | pt_BR |
dc.subject | Other masculinities | pt_BR |
dc.subject | Cultural artifacts | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | “Essa Barbie tem uma letra bonitinha” - masculinidades em animações dos Estúdios Disney | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação (Teses)
|