Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17318
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
thomazspartacusmartinsfonseca.pdf2.45 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ferrari, Anderson-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1349390714783997pt_BR
dc.contributor.referee1Castro, Roney Polato de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8537816801948657pt_BR
dc.contributor.referee2Bastos, Felipe-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6430970460987731pt_BR
dc.contributor.referee3Xavier Filha, Constantina-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0592180860075151pt_BR
dc.contributor.referee4Souza, Marcos Lopes de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2396459642306557pt_BR
dc.creatorFonseca, Thomaz Spartacus Martins-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2731175419009702pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-06T12:44:00Z-
dc.date.available2024-09-05-
dc.date.available2024-09-06T12:44:00Z-
dc.date.issued2024-06-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17318-
dc.description.abstractUnderstanding that cinema and films are cultural artefacts, once we make circulate cultural pedagogies that atuam no sense of production, reproduction, maintenance or construction of new knowledge that, in turn, operates in the constitution of subjectivity, or objective of this study It was to understand and problematize the representations of masculinities in the animated films “O Rei Leão” and “Toy Story 3”, by the American producer Estúdios Disney. A post-structuralist perspective, Foucauldian studies, gender and masculinity studies, as well as cultural pedagogy studies, are formed in order to understand the varied educational processes that only allow the construction of two subjects and subjectivities that It does not happen formally, but in environments, spaces and times in which the process of constituting subjects is also given. Through the methodology of Fabric Ethnography, in which the films were attended for countless times, and we examined their cut-out dinners and their scenes reproduced in this present, we also varied graphic aspects, such as cores and drawings of the drawings; narrative elements, such as voice tom, dialogues and facial expressions; bem as physical and psychological characteristics of the composition of two characters, formed in a way to provide the analysis of the constructions of the representation of masculinities and the relations of masculinity present in the animations. Masculinities, as well as all processes of construction, configurations and gender frameworks, are understood in this context, also, as educational processes, which are in constant movement. The present study is opportunized to reflect on how socially oiled fathers, how hegemonic masculinities, heteronormativity and heteroafetive families are activated as oiled and valued models in the films analyzed, representing fathers valued by the production company. Finally, reflecting on a possible crisis of masculinities in contemporary times, we suggest a concept of 'other masculinities' that seeks to break with hegemonic constructions, abolishing those advocated and valued throughout modernity.pt_BR
dc.description.resumoCompreendendo que o cinema e os filmes são artefatos culturais, uma vez que fazem circular pedagogias culturais que atuam no sentido de produção, reprodução, manutenção ou construção de novos saberes que, por sua vez, operam na constituição de subjetivações, o objetivo do presente estudo foi conhecer e problematizar as representações de masculinidades nos filmes de animação “O Rei Leão” e “Toy Story 3”, da produtora estadunidense Estúdios Disney. Numa perspectiva pós-estruturalista, os estudos foucaultianos, os estudos de gênero e masculinidades, bem como os estudos das pedagogias culturais, foram acionados de forma a compreender os variados processos educativos, que são aqueles que permitem a construção dos sujeitos e das subjetividades e que não acontecem formalmente, mas em ambientes, espaços e tempos nos quais também se dá o processo de constituição de sujeitos. Por meio da metodologia de Etnografia de Tela, na qual os filmes foram assistidos por incontáveis vezes e tiveram suas cenas recortadas e suas falas reproduzidas na presente tese, também os variados aspectos gráficos, como cores e traços dos desenhos; elementos narrativos, como tom de voz, diálogos e expressões faciais; bem como características físicas e psicológicas da composição dos personagens, foram acionados de forma a proporcionar a análise das construções da representação das masculinidades e das relações de masculinidade presentes nas animações. As masculinidades, assim como todo processo de construção, de configurações e de enquadramentos de gênero, são compreendidas nesta tese também como processos educativos, que estão em constante movimento. O presente estudo oportunizou a reflexão de como padrões socialmente aceitos, como as masculinidades hegemônicas, a heteronormatividade e a família heteroafetiva, são acionados como modelos aceitos e valorizados nos filmes analisados, representando padrões apreciados pela empresa produtora. Por fim, operando reflexões acerca de uma possível crise das masculinidades na contemporaneidade, sugerimos o conceito de “masculinidades outras”, que busca romper com as construções hegemônicas, afastando-se daquelas preconizadas e valorizadas ao longo da modernidade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMasculinidadespt_BR
dc.subjectPedagogias culturaispt_BR
dc.subjectDisneypt_BR
dc.subjectMasculinidades outraspt_BR
dc.subjectArtefatos culturaispt_BR
dc.subjectMasculinitiespt_BR
dc.subjectCultural pedagogiespt_BR
dc.subjectOther masculinitiespt_BR
dc.subjectCultural artifactspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.title“Essa Barbie tem uma letra bonitinha” - masculinidades em animações dos Estúdios Disneypt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Educação (Teses)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons