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Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Aplicação de ferramentas estratégicas para avaliação do conhecimento e percepção dos brasileiros sobre o leite A2
Author: Santos, Lohanne Francino dos
First Advisor: Jesus Filho, Milton de
Co-Advisor: Simiqueli, Andréa Alves
Referee Member: Bertoldi, Michele Correa
Referee Member: Simiqueli, Andréa Alves
Resumo: O interesse pelo leite oriundo de vacas com genótipos A2A2 vem crescendo mundialmente, tanto pelos centros de pesquisas quanto para os laticínios, devido aos seus potenciais benefícios à saúde humana. No entanto, a difusão das informações que abarcam o leite A2 ainda é precária na sociedade, bem como o conhecimento dos potentes benefícios do leite A2 para saúde por grupos específicos. Desse modo, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o conhecimento e a percepção dos participantes sobre o leite A2 utilizando três metodologias estratégicas: questionário on-line, grupo de foco e associação de palavras. Os resultados obtidos por meio da aplicação do questionário mostram que 74,4% dos entrevistados disseram que não conhecem o leite A2. Foi observada uma relação positiva, principalmente, entre o grau de escolaridade e a renda familiar mensal dos participantes e o conhecimento acerca deste produto. A partir da aplicação das três estratégias também foi possível verificar, de modo geral, que além da falta de conhecimento das pessoas sobre o leite A2, as mesmas têm dificuldade de compreender as informações contidas nos rótulos deste produto (propriedade funcional do leite A2 emitida pela legislação brasileira e selo de certificação ―VACAS A2A2‖), visto que são apresentadas numa linguagem cientifica complexa, dificultando o entendimento dos participantes. Ademais, os dados coletados nas sessões de grupo de foco e da associação de palavras mostraram que as pessoas que declararam ter patologias e, ou sintomas associados ao consumo de leite estão mais atualizadas sobre o surgimento de novos produtos, e consequentemente, informadas sobre a utilização na dieta e os benéficos que estes produtos podem proporcionar à sua saúde. Diante disto, conclui-se que as ferramentas estratégias aplicadas no estudo mostrou o nível de conhecimento e a percepção dos entrevistados sobre o leite A2, assim como apontaram a necessidade das indústrias de investirem em estratégias de marketing com o intuito de divulgar este produto, assim como estimular a decisão de compra dos consumidores.
Abstract: -
Keywords: β-caseína A2
Métodos sensoriais qualitativos
Grupo de foco
Associação de palavras
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Institution Initials: UFJF/GV
Department: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17298
Issue Date: 28-Aug-2024
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