Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17289
Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.
Clase: Dissertação
Título : Evidências de validade e fidedignidade do teste de conhecimento numérico infantil: uma nova medida de cognição numérica
Autor(es): Lutz, Amanda Guimarães
Orientador: Justi, Francis Ricardo dos Reis
Co-orientador: Carvalho, Chrissie Ferreira de
Miembros Examinadores: Ferreira, Fernanda Oliveira
Miembros Examinadores: Moura, Ricardo José de
Miembros Examinadores: Justi, Francis Ricardo dos Reis
Resumo: A cognição numérica pode ser definida como a capacidade do cérebro humano em lidar com a noção de quantidade e com os números, subdividindo-se em dois sistemas, sendo um deles inato e relacionado a aspectos não simbólicos, enquanto o outro envolve aspectos simbólicos que são aprendidos culturalmente ao longo dos anos. Apesar da importância da cognição numérica para o desenvolvimento cognitivo, existem poucos instrumentos com evidências validade e fidedignidade, para avaliar este domínio cognitivo na educação infantil, tanto no âmbito nacional quanto internacional. O presente trabalho foi organizado em dois estudos, os quais foram divididos em dois capítulos. No primeiro capítulo é apresentado um panorama geral sobre estudos relativos à cognição numérica, seu desenvolvimento ao longo da vida e suas bases neuropsicológicas. Foi abordada também a relação da linguagem com esse construto, os aspectos cognitivos preditores e uma breve caracterização da disfunção da cognição numérica mais comum, que é a Discalculia do Desenvolvimento. Por fim, foi apresentada uma descrição dos principais instrumentos de avaliação do conhecimento numérico em contexto nacional e internacional. Encontrou-se portanto uma carência de instrumentos que avaliam o processamento simbólico e não simbólico da cognição numérica, permitindo uma comparação entre os processamentos, em uma faixa etária abrangente. De modo ainda mais específico, percebe-se ainda uma carência de instrumentos que avaliem esse construto no público pré-escolar no Brasil. Vale destacar que esse capítulo será futuramente publicado como um capítulo em um livro da área. O segundo estudo, por sua vez, caracteriza-se como uma pesquisa empírica. O objetivo principal da pesquisa foi desenvolver e obter evidências de validade e de fidedignidade para o Teste de Conhecimento Numérico Infantil (TCNI), que é um instrumento destinado a avaliar aspectos simbólicos e não simbólicos da cognição numérica, tendo como público-alvo crianças de cinco a oito anos. O estudo foi escrito em formato de artigo científico e, por isso, foi subdividido nos seguintes tópicos: Introdução, Objetivos, Método, Resultados, Discussão e Conclusão. O estudo contou com a participação de 262 crianças de cinco a oito anos. Foram analisadas evidências de validade baseada nas relações com medidas externas, como validade de critério concorrente, validade discriminante, validade por norma desenvolvimental e validade de critério preditiva, bem como evidências de validade baseada na estrutura interna, por meio da realização de análise fatorial exploratória. Para avaliar evidências de fidedignidade foi realizada a metodologia teste-reteste, a análise do Alpha de Cronbach e do Ômega de Mc Donald. No primeiro encontro foram aplicados em todos os participantes o TCNI e o Teste Matrizes Progressivas Coloridas de Raven. No segundo encontro metade dos participantes responderam à tarefas de consciência fonológica (para realizar análise da validade discriminante) e ao Numeracy Screener (para a análise da validade de critério concorrente) e a outra metade dos participantes fez o TCNI novamente (para a avaliação da fidedignidade do teste-reteste). A aplicação dos instrumentos foi individual e ocorreu em uma sala reservada dentro das escolas dos próprios participantes. Após a coleta, os dados foram tabulados e analisados, com o auxílio do software estatístico Jamovi Versão 2.4. Os resultados mostraram que o TCNI é um instrumento promissor, uma vez que foram encontradas boas evidências de validade e de fidedignidade, além de preencher uma lacuna na literatura científica, uma vez que o TCNI possibilita a avaliação da cognição numérica em crianças da Educação Infantil no Brasil.
Resumen : Numerical cognition can be defined as the ability of the human brain to deal with the notion of quantity and with numbers. It is subdivided into two systems, one of which is innate and related to non-symbolic aspects, while the other involves symbolic aspects that are learned culturally over the years. Despite the importance of numerical cognition for cognitive development, there are few instruments with evidence of validity and reliability to assess this cognitive domain in early childhood education, both nationally and internationally. This work was organized into two studies, which were divided into two chapters. The first chapter presents an overview of studies on numerical cognition, its development throughout life and its neuropsychological bases. The relationship between language and this construct, cognitive predictors and a brief characterization of the most common numerical cognition dysfunction, Developmental Dyscalculia, are also discussed. Finally, a description of the main instruments for assessing numerical knowledge in national and international contexts was presented. It was therefore found that there is a lack of instruments that assess symbolic and non-symbolic processing of numerical cognition, allowing for a comparison between processing in a broad age range. Even more specifically, there is a lack of instruments that assess this construct in pre-school children in Brazil. It is worth noting that this chapter will be published in the future as a chapter in a book in the field. The second study is characterized as empirical research. The main aim of the research was to develop and obtain evidence of validity and reliability for the Children's Numerical Knowledge Test (TCNI), which is an instrument designed to assess symbolic and non-symbolic aspects of numerical cognition, targeting children aged five to eight. The study was written in the format of a scientific article and was therefore subdivided into the following topics: Introduction, Objectives, Method, Results, Discussion and Conclusion. The study involved 262 children aged between five and eight. Evidence of validity based on relationships with external measures was analyzed, such as concurrent criterion validity, discriminant validity, developmental norm validity and predictive criterion validity, as well as evidence of validity based on internal structure, through exploratory factor analysis. To assess evidence of reliability, the test-retest methodology was used, analyzing Cronbach's Alpha and Mc Donald's Omega. At the first meeting, the TCNI and the Raven's Colored Progressive Matrices Test were administered to all the participants. At the second meeting, half of the participants answered the phonological awareness tasks (to analyze discriminant validity) and the Numeracy Screener (to analyze concurrent criterion validity) and the other half of the participants took the TCNI again (to evaluate test-retest reliability). The instruments were applied individually and took place in a reserved room within the participants' own schools. After collection, the data was tabulated and analyzed using Jamovi Version 2.4 statistical software. The results showed that the TCNI is a promising instrument, since good evidence of validity and reliability was found, as well as filling a gap in the scientific literature, since the TCNI makes it possible to assess numerical cognition in Brazilian preschool children.
Palabras clave : Cognição numérica
Avaliação neuropsicológica
Rastreio
Validade
Fidedignidade
Numerical cognition
Neuropsychological assessment
Screening
Validity
Reliability
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Clase de Acesso: Acesso Embargado
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17289
Fecha de publicación : 19-jun-2024
Aparece en las colecciones: Mestrado em Psicologia (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons