Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17287
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
larissafernandesbarbosa.pdf4.39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Culturas em sala de aula: alunos estrangeiros e brasileiros convivendo em uma escola pública
Author: Barbosa, Larissa Fernandes
First Advisor: Weiss, Denise Barros
Referee Member: Fonseca, Aline Alves
Referee Member: Abritta, Carolina Scali
Resumo: A presente pesquisa aborda os conceitos de cultura elaborados por alunos estrangeiros e não-estrangeiros, de acordo com suas crenças e experiências, que dividem o mesmo espaço de ensino em uma escola na cidade de Juiz de Fora. A fim de compreender o papel da cultura na relação entre os alunos, cabe refletir sobre o que eles pensam sobre a sua cultura e a cultura do outro; como eles se reconhecem pertencentes a uma cultura e como reconhecem a cultura do outro. Pretendemos, aqui, mostrar que o ponto de vista segundo o qual o aluno enxerga a língua e a cultura do outro pode ser relevante para determinar as relações estabelecidas com os colegas estrangeiros. Este trabalho está inserido na tradição de pesquisa qualitativa de cunho interpretativo (Mason, 1996) e tem como objetivo investigar os conceitos de cultura e multiculturalidade por alunos de uma comunidade escolar. Para tanto, alunos de uma determinada escola pública situada na cidade de Juiz de Fora responderam a algumas perguntas em uma entrevista que foi gravada. Os dados obtidos nessas entrevistas foram analisados para se observar regularidades nas respostas. Os resultados nos levam a perceber que a maioria dos alunos mobilizaram, na maioria das vezes, diferentes noções de culturas em cada uma das perguntas. O que nos mostra que ao voltar o olhar para a cultura deles, eles mobilizaram noções de cultura diferentes das noções de cultura mobilizadas quando estes voltaram o olhar para a cultura do outro. Este dado reforça a ideia de que a relação entre esses alunos interfere na mobilização da noção de cultura
Abstract: This research addresses the concepts of culture elaborated by foreign and non-foreign students, according to their beliefs and experiences, who share the same teaching space in a school in the city of Juiz de Fora. In order to understand the role of culture in the relationship between students, it is worth reflecting on what they think about their culture and the culture of others; how they recognize themselves as belonging to a culture and how they recognize the culture of the other. Here we intend to show that the point of view from which the student sees the language and culture of the other can be relevant to determine the relationships established with foreign colleagues. This work is part of the tradition of qualitative research of an interpretative nature (Mason, 1996) and aims to investigate the concepts of culture and multiculturalism by students in a school community. To this end, students from a specific public school located in the city of Juiz de Fora answered some questions in an interview that was recorded. The data obtained in these interviews were analyzed to observe regularities in the responses. The results lead us to realize that the majority of students mobilized, most of the time, different notions of cultures in each of the questions. Which shows us that when they looked at their culture, they mobilized notions of culture that were different from the notions of culture mobilized when they looked at the other's culture. This data reinforces the idea that the relationship between these students interferes with the mobilization of the notion of culture.
Keywords: Cultura
Multiculturalismo
Alunos estrangeiros
Relações interculturais
Culture
Portuguese as a foreign language
Multicultural
Foreign students
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Letras
Program: Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17287
Issue Date: 12-Jun-2024
Appears in Collections:Mestrado em Linguística (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons