Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17235
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
soraialoureslinsribeirodesa.pdf3.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Tecendo saberes com a literatura: estratégias de leitura e formação do leitor
Autor(es): Sá, Soraia Loures Lins Ribeiro de
Orientador: Silva, Hilda Aparecida Linhares da
Miembros Examinadores: Júlio Ferreira, Rosangela Veiga
Miembros Examinadores: Oliveira, Dedilene Alves de Jesus
Resumo: Esta dissertação surgiu de reflexões em torno dos contextos que me permitiram experiências com a leitura e a literatura: minha casa, a sala de aula e a academia. Partindo de tais reflexões, constatei que a formação do leitor é uma meta importante da Educação Básica. Face a essa constatação, defini a seguinte questão de investigação: Quais são e como se dão as práticas de leitura literária desenvolvidas em turmas de primeiro ano do ensino fundamental? Assim, apoiada numa concepção interacionista de linguagem, esta pesquisa foi realizada com três professoras alfabetizadoras que atuam em turmas de 1º ano em dois contextos distintos, público e privado, no município de Juiz de Fora/ MG, com o objetivo de investigar práticas de leitura literária e de ensino das estratégias de leitura. Esta investigação pauta-se num viés de cunho qualitativo numa perspectiva histórico-cultural. Como procedimentos de coleta de dados, foram utilizados a observação participante, o diário de campo para o registro das interações observadas ao longo das aulas remotas, no período de ensino emergencial, durante a pandemia de covid-19, e a entrevista semiestruturada. Assim, as análises dos dados estão fundamentadas nos estudos da filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin, na psicologia histórico-cultural de Lev Semiónovich Vygotsky e nos estudos sobre as estratégias de leitura. A partir dos conceitos de linguagem, interação e estratégias de leitura, foi possível analisar práticas de leitura com o texto literário nas três turmas em que esta pesquisa foi realizada. Os resultados indicam que os contextos de atuação das professoras são elemento-chave para compreender de modo geral sua docência, de modo singular como a leitura, em especial a leitura literária, e as condições de que esses contextos dispõem para que professoras e estudantes se constituam sujeitos de linguagem.
Resumen : This dissertation arose from reflections on the contexts that allowed me to experience reading and literature: my home, the classroom and the gym. Based on these reflections, I found that training readers from different places and cultures is an important goal of basic education. In view of this observation, I defined the following research question: What are and how are the literary reading practices developed in first-year elementary school classes in the? Thus, supported by an interactionist conception of language, this research was carried out with three literacy teachers who work in 1st year classes in two different contexts, public and private, in the city of Juiz de Fora/ MG, with the aim of investigating literary reading practices and teaching reading strategies. This investigation is based on a qualitative bias from a historical-cultural perspective. The following data collection procedures were used: participant observation, the field diary to record the interactions observed during remote classes, during the emergency teaching period, during the Covid-19 pandemic, and the semistructured interview. Thus, data analyzes are based on studies of Mikhail Bakhtin's philosophy of language, Lev Semiónovich Vygotsky's historical-cultural psychology and studies on reading strategies. Based on the concepts of language, interaction and reading strategies, it was possible to analyze reading practices with literary texts in the three classes in which this research was carried out. The results indicate that the contexts in which teachers work are a key element in understanding their teaching in general, particularly how reading, especially literary reading, enters into this teaching and the conditions that these contexts provide for teachers and students to form themselves. language subjects.
Palabras clave : Estratégias de leitura
Leitura literária
Formação do leitor
Ensino remoto emergencial
Reading strategy
Literary for literature
Reader education
Emergency remote teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17235
Fecha de publicación : 13-nov-2023
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons