https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17222
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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juliadesouzabatista.pdf | 2.94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Jogos de consciência fonológica na alfabetização: um balanço da produção acadêmica |
Autor(es): | Batista, Julia de Souza |
Primeiro Orientador: | Rocha, Juliano Guerra |
Membro da banca: | Ribeiro, Simone da Silva |
Resumo: | A presente investigação faz parte da pesquisa interinstitucional “Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento” (ABEC, Ceale/FaE/UFMG), iniciada nos anos de 1980, por Magda Soares, na qual a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participa. Em específico, neste trabalho, contribuímos para a compreensão sobre os jogos e a consciência fonológica na alfabetização de crianças no Brasil. Logo, assumimos como problematização: o que as produções acadêmicas brasileiras revelam sobre jogos de consciência fonológica na alfabetização de crianças? Diante disso, tivemos como objetivo geral: inventariar a produção acadêmica sobre consciência fonológica na alfabetização de crianças, analisando o lugar ocupado pelos jogos, enquanto materiais que auxiliam na promoção de uma reflexão sobre os segmentos sonoros da palavra. Ademais, os objetivos mais específicos foram: compreender a importância do desenvolvimento da consciência fonológica na fase de alfabetização de crianças; inventariar teses e dissertações que enfatizam o uso dos jogos de consciência fonológica nas práticas de alfabetização; e, por fim, examinar a funcionalidade dos jogos digitais disponíveis nas produções acadêmicas relacionadas. Como metodologia para alcançar os objetivos propostos, fizemos uma metapesquisa, de modo que a investigação se enquadra na categoria de “estado do conhecimento”, já que nos propomos em realizar um mapeamento do que já foi estudado sobre o tema em pauta. Este trabalho apoiou-se em teóricos/as do campo da alfabetização, tais como Alexsandro da Silva, Ana Carolina Perrusi Alves Brandão, Artur Gomes de Morais, Luiz Carlos Cagliari, Magda Soares, Maria do Rosário Longo Mortatti, dentre outros/as. Acreditamos que, para as crianças se alfabetizarem, elas devem estar imersas em propostas de reflexão sobre a língua escrita e não expostas apenas às atividades de memorização e repetição. Destarte, os jogos podem ser enormes aliados. Nesse ponto, como resultado da pesquisa, inventariamos no Banco de Dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), 14 produções acadêmicas (teses e dissertações) sobre os jogos de consciência fonológica na alfabetização de crianças. Notamos, pela análise realizada, que alguns dos jogos podem auxiliar o/a professor/a alfabetizador/a, mas que há muitas limitações em seu uso, por exemplo, a falta de recursos tecnológicos nas escolas públicas, além de alguns deles não estarem acessíveis ao grande público. Outrossim, chega-se à conclusão de que é preciso ter mais trabalhos sobre a temática, que visem um impacto social, que colaboram, assim, para a melhoria da educação e da alfabetização no Brasil. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Alfabetização Consciência fonológica Estado do conhecimento Jogos de consciência fonológica Produção acadêmica |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17222 |
Data do documento: | 1-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
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