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Tipo: Tese
Título: A demanda por ingressos de jogos do futebol brasileiro
Autor(es): Morais, Alex Eugênio Altrão de
Primeiro Orientador: Almeida, Eduardo Simões de
Membro da banca: Zanini, Alexandre
Membro da banca: Simão Filho, José
Membro da banca: Azzoni, Carlos Roberto
Membro da banca: Sartoris, Alexandre
Resumo: A estimação da demanda por ingressos de futebol tem atraído diversos pesquisadores ao redor do mundo com o objetivo de auxiliar na precificação e na determinação do aumento da receita das bilheteiras. Dada a importância do futebol em nível nacional e internacional, esta tese tem como objetivo geral estimar as elasticidades da demanda por ingressos de futebol no Brasil em dois níveis de análise. No primeiro nível de análise, foram compilados os dados dos relatórios das partidas (borderôs) ao longo de oito temporadas da Série A do Campeonato Brasileiro no período de 2012 a 2019, visando estimar a elasticidade-preço, a elasticidade-renda e a elasticidade-torcida. No segundo nível de análise, foram reunidas as informações dos borderôs de partidas disputadas no Maracanã pelo Flamengo e Fluminense na Série A do Campeonato Brasileiro, na Copa do Brasil e no Campeonato Carioca de 2012 a 2022, a fim de calcular a elasticidade-preço, a elasticidade-renda do torcedor, a elasticidade-torcida e a elasticidadepreço cruzada da demanda por ingressos dos diferentes setores do Estádio do Maracanã. Essas elasticidades da demanda foram estimadas por Mínimos Quadrados de Dois Estágios, usando um conjunto de instrumentos para corrigir a endogeneidade da equação única da demanda, gerada pelo viés de simultaneidade do preço. Além disso, para mitigar ao máximo o viés de variável omitida a fim de que se possa obter a identificação das elasticidades de demanda, adicionou-se uma ampla lista de controles sugerida pela literatura na regressão. Nesse nível de análise, também foi realizada a detecção da dependência transversal entre os jogos de futebol, explicada sua presença e aplicada a correção apropriada. Por fim, estimou-se a sensibilidade da demanda por ingressos nos diferentes setores do estádio em relação à percepção de violência na cidade do Rio de Janeiro. De modo geral, os resultados revelam que os torcedores têm uma sensibilidade baixa às alterações de preços (-0,26), que o futebol é considerado um bem levemente inferior para os brasileiros (-0,013), e que o público deve aumentar quando as partidas são realizadas no município-sede dos clubes (0,1761). Quanto à determinação da demanda setorial no Estádio do Maracanã, os torcedores do Flamengo e Fluminense têm características diferentes aos de todos os brasileiros em sua escolha em relação aos assentos do Setor Cadeiras Maracanã Mais (CMM) no estádio, e definem o setor Cadeira Inferior Leste (CIL) como um assento substituto com o aumento do preço do primeiro. A elasticidade-preço do setor CMM é -3,720, enquanto a elasticidade-preço cruzada do setor CIL é 2,865. Por outro lado, na demanda do setor CIL, a elasticidade-preço deste setor revelou-se significativa e semelhante a demanda geral de ingressos por futebol (-0,387), enquanto a elasticidade-preço cruzada dos assentos substitutos do setor das Cadeiras Inferiores Oeste foi de 0,116.
Abstract: The estimation of the demand for football tickets has attracted researchers worldwide with the aim of assisting in pricing and determining the increase in ticket sales revenue. Given the importance of football at both national and international levels, this dissertation aims to estimate the elasticities of demand for football tickets in Brazil at two levels of analysis. At the first level of analysis, data from match reports were compiled over eight seasons of the Brazilian Serie A Championship from 2012 to 2019 to estimate price elasticity, income elasticity, and fan base elasticity. At the second level of analysis, data from the match statements of games played at Maracanã by Flamengo and Fluminense in the Serie A of the Brazilian Championship, in the Brazil Cup, and in the Carioca Championship from 2012 to 2022 was gathered to calculate ticket price elasticity, income elasticity, fan base elasticity, and cross-price elasticity of demand for tickets in the different sectors of Maracanã Stadium. These demand elasticities were estimated using Two-Stage Least Squares, employing a set of instruments to correct for the endogeneity of the single demand equation, generated by the simultaneity bias of the price. Furthermore, to minimize the omitted variable bias and obtain the identification of demand elasticities, a comprehensive list of controls suggested by the literature was added to the regression. At this level of analysis, cross-sectional dependence between football matches was also detected, its presence was explained, and the appropriate correction was applied. Finally, the sensitivity of ticket demand across different stadium sectors was estimated in relation to the perception of violence in the city of Rio de Janeiro. In general, the results reveal that fans have a low significant sensitivity to price changes (-0,26), that football is considered a slightly inferior good for Brazilians (-0,013), and that attendance is expected to increase when matches are held in the hometowns of the clubs (0,1761). As for determining sector-specific demand at Maracanã, Flamengo and Fluminense fans have different characteristics to all Brazilians in their choice regarding seats in the CMM section of the stadium. They designate the CIL sector as a substitute with an increase in the price of the former. The price elasticity of demand for the CMM sector is -3.720, while the cross-price elasticity of demand for the CIL sector is 2.865. On the other hand, in the demand for the CIL sector, the price elasticity of this sector was found to be significant and similar to the general demand for football tickets (-0,387), while the crossprice elasticity of the substitute seats for the Lower West Stand sector was 0.116.
Palavras-chave: Futebol brasileiro
Demanda por ingressos de futebol
Elasticidade preço da demanda
Elasticidade-renda da demanda
Elasticidade-torcida da demanda
Elasticidade-preço cruzada da demanda
Brazilian football
Demand for football tickets
Price elasticity of demand
Income elasticity of demand
Fan base elasticity of demand
Cross-price elasticity of demand
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Economia
Programa: Programa de Pós-graduação em Economia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17211
Data do documento: 29-Mai-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Economia (Teses)



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