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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Transtornos de saúde mental autorreferidos em estudantes de odontologia de uma universidade pública
Autor(es): Uberaba, Maria Clara Martins
Primeiro Orientador: Fabri, Gisele Maria Campos
Membro da banca: Lourenço, Aneliese Holetz de Toledo
Membro da banca: Elias, Gracieli Prado
Resumo: A saúde mental constitui uma componente fundamental do bem-estar global de todo indivíduo, e os estudantes de odontologia não estão isentos dos desafios associados aos problemas psicológicos. Estudantes matriculados em cursos da área da saúde manifestam níveis mais elevados de ansiedade em comparação com seus colegas de outras disciplinas. A experiência prática em ambientes clínicos, a interação com pacientes, a exposição a angústias psicológicas, a supervisão constante dos professores no contexto clínico, o receio de cometer equívocos e a sensação de inadequação são elementos que podem contribuir para desencadear tais transtornos. O objetivo deste estudo foi comparar os níveis de resiliência, a escala de qualidade de vida e os aspectos sociodemográficos de estudantes universitários que autorreferiram transtornos de saúde mental com o de estudantes universitários sem este diagnóstico. Para isso, foi aplicado um questionário com 52 perguntas, com dados sociodemográficos, questionário de qualidade de vida e escala de resiliência, comparando o grupo com transtorno de saúde mental autorreportado com o grupo sem transtorno de saúde mental autoreportado. Participaram da pesquisa 138 estudantes de Odontologia de uma universidade pública. A qualidade de vida foi pior nos estudantes com transtornos mentais nos domínios físico, psicológico e relações sociais da qualidade de vida, porém não houve diferença estatisticamente significativa no domínio meio ambiente. A Análise de correspondência, revelou que os estudantes com diagnóstico de transtorno tendem a ser do sexo feminino, da raça branca, apresentam resiliência baixa a moderadamente baixa, necessitam melhorar ou possuem regularidade nos domínios de qualidade de vida (SD, PHD, ED, SD, PD) e realizam atividade extracurricular enquanto que, estudantes sem diagnóstico tendem a ser do sexo masculino, raça parda, possuem resiliência moderadamente alta a alta, domínios de qualidade de vida regular a boa e não realizam atividade extracurricular. Portanto, os dados demonstram que a qualidade de vida e a resiliência são piores nos estudantes de odontologia com transtornos autorreportados. Estes aspectos são relevantes pois alertam para a necessidade de se desenvolver estratégias de acompanhamento e de fortalecimento desta população para uma melhor desempenho profissional e pessoal.
Abstract: Mental health constitutes a fundamental component of every individual's overall well-being, and dental students are not exempt from the challenges associated with psychological problems. Students enrolled in health courses express higher levels of anxiety compared to their peers in other disciplines. Practical experience in clinical environments, interaction with patients, exposure to psychological distress, constant supervision by teachers in the clinical context, fear of making mistakes and the feeling of inadequacy are elements that can contribute to triggering such disorders. The objective of this study was to compare the levels of resilience, the quality of life scale and the sociodemographic aspects of university students who self-reported mental health disorders with those of university students without this diagnosis. For this, a questionnaire with 52 questions was applied, with sociodemographic data, quality of life questionnaire and resilience scale, comparing the group with self-reported mental health disorder with the group without self-reported mental health disorder. 138 dentistry students from a public university participated in the research. The quality of life was worse in students with mental disorders in the physical, psychological and social relationships domains of quality of life, but there was no statistically significant difference in the environment domain. Correspondence analysis revealed that students diagnosed with the disorder tend to be female, white, have low to moderately low resilience, need to improve or have regularity in the quality of life domains (SD, PHD, ED, SD , PD) and carry out extracurricular activities, while students without a diagnosis tend to be male, mixed race, have moderately high to high resilience, regular to good quality of life domains and do not carry out extracurricular activities. Therefore, the data demonstrate that quality of life and resilience are worse in dental students with self-reported disorders. These aspects are relevant as they highlight the need to develop monitoring and strengthening strategies for this population for better professional and personal performance.
Palavras-chave: Odontologia
Resiliência
Estudantes
Psicológico
Dentistry
Resilience
Students
Psicological
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Odontologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17206
Data do documento: 12-Dez-2023
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