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Tipo: Dissertação
Título: Fazendo uma coisa que se faz na vida autonarrativas e deslocamentos críticos em poéticas audiovisuais
Autor(es): Cruz, Helena Souza Neves Frade da
Primeiro Orientador: Muanis, Felipe de Castro
Membro da banca: Marcato, Renata Cristina de Oliveira Maia Zago Mazzoni
Membro da banca: Vasconcellos, Jorge Luiz Rocha de
Resumo: Duas obras audiovisuais serão discutidas nesta dissertação: Nhemongueta Kunhã Mbaraete (2020), de Michele Kaiowá, Graciela Guarani, Patrícia Ferreira Pará Yxapy e Sophia Pinheiro, e Pontes sobre abismos (2017), de Aline Motta. O interesse por estes trabalhos está na aposta em contranarrativas que desencenam o mundo colonial, possibilitando um espaço para reflexões sobre a epistemologia, a escrita, a práxis artística e a recusa à transparência em uma elaboração na arte que nasce da vida. Assim, buscou-se pensar de que maneira essas obras podem reposicionar o debate em torno da autonarrativa, das linguagens e dos modos de leitura e correspondência, ao sugerirem uma comunicação profunda que acontece além de qualquer distância. Desde essa intenção, o texto foi composto por três momentos: i) discussão em torno dos conceitos de autobiografia (Philippe Lejeune), autoficção (Serge Doubrowsky) e escrevivência (Conceição Evaristo); ii) apresentação de um debate ontoepistemológico a partir da noção de autorrepresentação e das teorias da filósofa e artista Denise Ferreira da Silva; e iii) tentativa de redesenhar conversas através da escrita de cartas e ensaios, a fim de esboçar um espaço de experimentação para interrogar algumas das reflexões elaboradas nos momentos anteriores.
Abstract: Two audiovisual works will be discussed in this dissertation: Nhemongueta Kunhã Mbaraete (2020), by Michele Kaiowá, Graciela Guarani, Patrícia Ferreira Pará Yxapy and Sophia Pinheiro, and Pontes sobre abismos (2017), by Aline Motta. The interest in these works lies in the focus on counter-narratives that reenact the colonial world, providing a space for reflections on epistemology, writing, artistic praxis and the refusal of transparency in an elaboration in art that is born from life. Thus, we seek to think about how these works can reposition the debate around self-narrative, languages and ways of reading and correspondence, by suggesting a deep communication that takes place beyond any distance. With this intention, the text is composed of three moments: i) discussion around the concepts of autobiography (Philippe Lejeune), autofiction (Serge Doubrowsky) and escrevivência (Conceição Evaristo); ii) presentation of an onto-epistemological debate based on the notion of self-representation and the theories of philosopher and artist Denise Ferreira da Silva; and iii) an attempt to redesign conversations through writing letters and essays, in order to outline a space for experimentation to interrogate some of the reflections elaborated in the previous chapters.
Palavras-chave: Autorrepresentação
Poética audiovisual
Escrita implicada
Epistemologia
Carta
Self-representation
Audiovisual poetics
Implied writing
Epistemology
Letter
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: IAD – Instituto de Artes e Design
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17200
Data do documento: 19-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



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