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Tipo: Dissertação
Título: Gilda Chataignier e a passarela do Jornal do Brasil: moda e elegância no Rio de Janeiro de 1962 a 1964
Autor(es): Bernardo, Juliana de Assis
Primeiro Orientador: Bonadio, Maria Claudia
Membro da banca: Silva, Elisabeth Murilho da
Membro da banca: Rainho, Maria do Carmo Teixeira
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo analisar a coluna de moda Passarela, que compôs o Caderno B do Jornal do Brasil a partir de 1962 que foi escrita pela jornalista Gilda Chataignier entre 1962 a 1968, observando as maneiras que o tema é apresentado dentro do primeiro caderno de cultura do JB. A seção surgiu como parte da reformulação do periódico implementada pelo jornalista Alberto Dines em 1962. A coluna foi veiculada entre os anos de 1962 e 1969, como decorrência de sua reforma gráfica que culminou na criação de um caderno de cultura diário, o Caderno B. Neste trabalho explorei os dois primeiros anos da coluna, de 1962 a 1964, pois, este foi um período em que Passarela ainda estava conectada a um viés parisiense de moda e comportamento que remetia ao período anterior, contudo, ao mesmo tempo, ela olhava para o Rio de Janeiro como um polo cultural. Quando Passarela foi criada no Caderno B, a moda passou a estar junto com outras manifestações culturais como o teatro, a literatura, a música e o cinema, representando uma novidade para o jornalismo da época. No decorrer do trabalho analisei ainda: a importância da escolha da jornalista Gilda Chataignier (1940-2019) para ser editora da seção; os principais temas abordados em Passarela, bem como o fato da seção ser, antes de mais nada, uma espécie de guia de moda e elegância para suas leitoras — sendo uma espécie de vitrine da Zona Sul da cidade, que naquele momento começou a se destacar como espaço de cultura. Investiguei ainda, acerca da ideia de elegância e feminilidade difundida pela coluna tentando delinear como deveriam se vestir e se portar as mulheres elegantes do período. A fim de entender como os conceitos e padrões de moda e elegância eram divulgados e idealizados por Gilda Chataignier em sua coluna utilizei a concepção de habitus, elaborado por Pierre Bourdieu e de lugares de moda de Rosane Feijão de Toledo Camargo, assim como as ideias de Norbert Elias e Claudine Haroche acerca da etiqueta e gestualidade como uma forma de aquisição de poder e status dentro da sociedade e o aparato histórico de Maria do Carmo Teixeira Rainho a respeito da moda no Rio de Janeiro na década de 1960 e de Patrícia Ferreira de Souza Lima sobre a criação e consolidação do Caderno B, como referenciais teóricos.
Abstract: This dissertation aims to analyze the fashion column Passarela, which was part of Caderno B of Jornal do Brasil from 1962 onwards and was written by journalist Gilda Chataignier between 1962 and 1968, observing the ways in which the theme is presented within the first cultural section of JB. The section emerged as part of the reformulation of the periodical implemented by journalist Alberto Dines in 1962. The column was published between 1962 and 1969, as a result of his graphic reform that culminated in the creation of a daily culture section, Caderno B. In this work I explored the first two years of the column, from 1962 to 1964, as this was a period in which Passarela was still connected to a Parisian bias in fashion and behavior that referred to the previous period, however, at the same time, it looked to Rio de Janeiro as a cultural hub. When Passarela was created in Caderno B, fashion became part of other cultural manifestations such as theater, literature, music and cinema, representing something new for journalism at the time. During the work, I also analyzed: the importance of choosing journalist Gilda Chataignier (1940-2019) to be editor of the section; the main themes covered in Passarela, as well as the fact that the section is, first and foremost, a kind of fashion and elegance guide for its readers — being a kind of showcase of the South Zone of the city, which at that moment began to stand out as a cultural space. I also investigated the idea of elegance and femininity disseminated by the column, trying to outline how elegant women of the period should dress and behave. In order to understand how the concepts and standards of fashion and elegance were disseminated and idealized by Gilda Chataignier in her column, I used the conception of habitus, developed by Pierre Bourdieu and of fashion places by Rosane Feijão de Toledo Camargo, as well as the ideas of Norbert Elias and Claudine Haroche about etiquette and gestures as a way of acquiring power and status within society and the historical apparatus of Maria do Carmo Teixeira Rainho regarding fashion in Rio de Janeiro in the 1960s and Patrícia Ferreira de Souza Lima about the creation and consolidation of Caderno B, as theoretical references.
Palavras-chave: Jornal do Brasil
Gilda Chataignier
Jornalismo de moda
História da imprensa no Brasil
Fashion journalism
History of the press in Brazil
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: IAD – Instituto de Artes e Design
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17194
Data do documento: 1-Abr-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



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