Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17169
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
anabeatrizambrosiodeoliveira.pdf2.48 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Avaliação do letramento em saúde em dados faltantes de estudo epidemiológico em Goianá/MG
Author: Oliveira, Ana Beatriz Ambrósio de
First Advisor: Scalioni, Flávia Almeida Ribeiro
Referee Member: Machado, Fernanda Campos
Referee Member: Fernandes, Raphaella Barcellos
Resumo: A presença de dados faltantes em pesquisas epidemiológicas, especialmente aquelas baseadas em questionários autorrelatados, representa um desafio significativo. Este estudo teve como objetivo investigar o nível de Letramento em Saúde Bucal (LSB) de pais/responsáveis de crianças de 8 a 9 anos em Goianá (MG), participantes de uma pesquisa anterior sobre hábitos e comportamentos relacionados à saúde bucal de seus filhos. Foi utilizado o questionário da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP) para avaliar o perfil socioeconômico e a escolaridade dos participantes e o instrumento Brazilian Rapid Estimate of Adult Literacy in Dentistry (BREALD-30) foi empregado para mensurar o LSB. Foi realizada análise descritiva por meio de frequência absoluta e relativa para as variáveis categóricas e valores de média, desvio padrão, valores mínimo e máximo para variáveis numéricas. Para relacionar o nível de LSB com a escolaridade e a classificação socioeconômica das participantes foi realizado o teste de Correlação de Spearman. Os resultados indicaram um nível moderado de LSB entre os participantes que responderam ao questionário incompletos. Porém não foi encontrada correlação significativa entre LSB, escolaridade e classificação socioeconômica dos voluntários. Este estudo enfatiza a necessidade de estabelecer abordagens mais abrangentes não apenas para a compreensão do letramento em saúde bucal, mas também para intervenções futuras, promovendo uma melhor saúde bucal em comunidades vulneráveis
Abstract: The presence of missing data in epidemiological studies, especially those based on self-reported questionnaires, poses a significant challenge. This study aimed to investigate the Oral Health Literacy (OHL) level of parents/guardians of 8 to 9-year-old children in Goianá, MG, who participated in a previous survey regarding their children's oral health-related habits and behaviors. The questionnaire from the Brazilian Association of Research Companies (ABEP) was utilized to assess participants' socioeconomic profile and educational background, while the Brazilian Rapid Estimate of Adult Literacy in Dentistry (BREALD-30) instrument was employed to measure OHL. Descriptive analysis was conducted using absolute and relative frequencies for categorical variables and mean values, standard deviation, minimum, and maximum values for numerical variables. Spearman's correlation test was employed to explore the relationship between OHL, educational level, and socioeconomic status of participants. The results indicated a moderate level of OHL among participants who completed the incomplete questionnaire. However, no significant correlation was found between OHL, educational level, and socioeconomic status of the volunteers. This study underscores the necessity of adopting more comprehensive approaches not only to understand oral health literacy but also for future interventions, aiming to enhance oral health in vulnerable communities.
Keywords: Letramento em saúde bucal
Saúde bucal
Epidemiologia
Oral health literacy
Oral health
Epidemiology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Odontologia
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17169
Issue Date: 12-Dec-2023
Appears in Collections:Faculdade de Odontologia - Campus JF - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons