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Tipo: Dissertação
Título: Homoerotismo, consumo e mídia: reflexões sobre a imprensa gay, estilos de vida e a G Magazine (1997-2001)
Autor(es): Fraga, Eric Barbosa
Primeiro Orientador: Santos, Raphael Bispo dos
Membro da banca: Silva, Cristina Dias da
Membro da banca: Almeida, Heloisa Buarque de
Resumo: A revista G Magazine foi uma revista homoerótica que circulou no Brasil de 1997 a 2013, buscando dialogar com os interesses do público homossexual masculino brasileiro. Suas publicações equilibravam o homoerotismo pornográfico com matérias relacionadas ao bom gosto, estilo de vida e o cotidiano do universo gay. Simultaneamente, a produção jornalística na G Magazine procurava estabelecer, discursivamente, quem era o homossexual brasileiro “do novo século”, e parte desse processo se dava, principalmente, pelo consumo. O objetivo deste trabalho é analisar as relações entre a construção da identidade homossexual do chamado novo século e suas intersecções com o mercado e a política. Bsuca-se aqui desenvolver um debate sobre masculinidades homossexuais na virada do século XXI e as lógicas de mercado que passavam a permear as dinâmicas dos movimentos sociais das minorias sexuais. O consumo se tornou no período analisado um elemento central para a construção da identidade coletiva de homens homossexuais na esfera pública brasileira, muito através dos discursos veiculados pela revista. As análises presentes neste trabalho se limitam ao recorte temporal de 1997 a 2001, focando sobre os anos iniciais da revista e sua relação com o contexto social e histórico da época. Dentre o recorte analisado, encontram-se 51 edições da G Magazine, publicadas mensalmente durante estes anos.
Abstract: G Magazine was a homoerotic magazine that circulated in Brazil from 1997 to 2013, seeking to dialogue with the interests of the Brazilian male homosexual public. His publications balanced pornographic homoeroticism with articles related to good taste, lifestyle and everyday life in the gay universe. At the same time, they sought to establish, discursively, who the Brazilian homosexual “of the new century” was, part of this process taking place mainly through consumption. The objective of this work is to analyze the relationships between the construction of homosexual identity in the new century and the intersections between the market, pinkmoney and politics. Promoting a debate about homosexual masculinities at the turn of the 21st century and the market logics that were beginning to permeate social movements. Consumption becomes central to the construction of collective identity, through the discourses conveyed by the magazine. The analyzes present in this work are limited to the time frame from 1997 to 2001, focusing on the initial years of the magazine and its relationship with the social and historical context of the time. Among the analyzed section, there are 51 editions, published monthly during these years.
Palavras-chave: Homo erotismo
Mídia
Consumo
Gênero
G Magazine
Homo eroticism
Media
Consumption
Gender
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17155
Data do documento: 1-Abr-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Sociais (Dissertações)



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