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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Conhecimento e atitudes de estudantes de odontologia sobre o abuso infantil: um estudo de revisão
Autor(es): Santana, Bruna Marques
Primeiro Orientador: Ribeiro, Rosangela Almeida
Membro da banca: Machado, Fernanda Campos
Membro da banca: Devito, Karina Lopes
Resumo: O abuso infantil é considerado um problema de saúde pública global, uma vez que fere os direitos fundamentais de crianças e adolescentes, através de violência física, sexual, emocional, cognitiva e/ou psicológica e negligência. Em virtude do alto índice de lesões bucomaxilofaciais em casos de abuso físico, reconhece-se a importância da educação e do treinamento de estudantes de Odontologia e Cirurgiões-Dentistas para a identificação e notificação de casos que constituem o abuso infantil. Dessa forma, este estudo objetivou revisar a literatura acerca do conhecimento e das atitudes de estudantes de Odontologia sobre os maus-tratos contra crianças e adolescentes. Para isso, foram revisados artigos indexados nas bases de dados PubMed, Lilacs, SciELO e Google Acadêmico entre os anos de 1998 e 2023, respeitando os critérios de exclusão estabelecidos. Frente aos estudos revisados na literatura, pôde-se observar que o conhecimento de estudantes de Odontologia sobre o abuso contra crianças e adolescentes ainda é limitado e inadequado. Em relação às atitudes, os estudantes de graduação acreditam que faz parte do dever do Cirurgião-Dentista detectar e notificar os casos de abuso infantil durante a prática clínica, porém ainda há sobre como e onde reportar os casos identificados. Observou-se também que há necessidade de expansão dos conhecimentos dos estudantes de Odontologia, por meio de iniciativas inovadoras de treinamento que propiciem maior conhecimento sobre o assunto, a fim de garantir atitudes adequadas frente aos casos suspeitos ou concretos de maus-tratos infantis para que os futuros profissionais desempenhem seu papel responsável na proteção de crianças e adolescentes.
Abstract: Child abuse is considered a global public health problem, as it violates the fundamental rights of children and adolescentes through physical, sexual, emotional, cognitive and/or psychological violence and neglect. Due to the high rate of oral and maxillofacial injuries in cases of physical abuse, the importance of education and training of dental students and dentists is recognized for the identification and notification of cases that constitute child abuse. Thus, this study aimed to review the literature about the knowledge and attitudes of dental students about maltreatment against children and adolescents. For this, articles indexed in the PubMed, Lilacs, SciELO and Scholar Google databases between the years 1998 and 2023 were reviewed, respecting the established exclusion criteria. In view of the studies reviewed in the literature, it was observed that the knowledge of dental students about child abuse is still limited and inadequate. Regarding attitudes, undergraduate students believe that it is part of the dentist's duty to detect and report cases of child abuse during clinical practice, but there is still a question about how and where to report the identified cases. It was also observed that there is a need to expand the knowledge of dental students, through innovative training initiatives that provide greater knowledge on the subject, in order to guarantee appropriate attitudes in the face of suspected or concrete cases of child abuse so that future professionals can play their responsible role in protecting children and adolescents.
Palavras-chave: Maus-tratos infantis
Criança
Estudantes de odontologia
Child abuse
Child
Students
Dental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Odontologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17096
Data do documento: 31-Jul-2023
Aparece nas coleções:Faculdade de Odontologia - Campus JF - TCC Graduação



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