Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17054
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
viniciusquintilianodasilva.pdf6.99 MBAdobe PDFView/Open
viniciusquintilianodasilva-produtoeducacional.pdf1.79 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Kistemann Junior, Marco Aurélio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0321706175094911pt_BR
dc.contributor.referee1Barroso, Dejair Frank-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4862556961194796pt_BR
dc.contributor.referee2Coelho, Flávio de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6313575178526933pt_BR
dc.creatorSilva, Vinícius Quintiliano da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7692519911558493pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-05T11:18:12Z-
dc.date.available2024-08-02-
dc.date.available2024-08-05T11:18:12Z-
dc.date.issued2024-06-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17054-
dc.description.abstractThe master's dissertation in question focuses on the growing demand for an approach that contributes to Financial Education in Brazil. The process of meaning production plays a fundamental role in this quest, as it will guide an in-depth investigation. Based on the guiding question "How does the integration of financial concepts into the 6th-grade curriculum affect the learning process and understanding of financial issues among students, as well as their ability to apply these concepts in real life?", the research will center on investigating the effects of including financial concepts in the educational curriculum of 6th-grade students. The main objective is to analyze and explore the relationships in studies on Financial Education related to semantic fields, presenting a preliminary research proposal. The research is theoretically grounded in Romulo Lins' Semantic Fields Model (2012). The research will be conducted in two private schools in Juiz de Fora, Minas Gerais. Data collection will be carried out through activities applied to 6th-grade students, aiming to map their knowledge and perceptions of Financial Education. Data analysis will be qualitative, using content analysis technique. Thus, this research aims to analyze and explore the relationships in studies on Financial Education related to semantic fields, with the goal of building a preliminary research proposal for teaching Financial Education to 6th-grade students in Elementary School II. In this context, the research aims to contribute to the enhancement of Financial Education in Brazil, identifying gaps, challenges, and opportunities through the analysis of semantic relationships in existing studies. The expected outcome is a proposal for an educational product, utilized by teachers, that can serve as a foundation for future initiatives in the field of Financial Education, aiming to promote a better understanding of Financial Education for students in the final years, assisting them in making informed financial decisions throughout their lives.pt_BR
dc.description.resumoA dissertação de mestrado em questão concentra-se na crescente busca por uma abordagem que contribua com a Educação Financeira no Brasil. O processo de produção de significado desempenha um papel fundamental nessa busca, pois é por meio dele que se conduzirá uma investigação aprofundada. Com base na pergunta norteadora “Como a integração de conceitos financeiros no currículo do 6º ano do Ensino Fundamental afeta o processo de aprendizado e a compreensão dos alunos sobre questões financeiras, bem como sua capacidade de aplicar esses conceitos da vida real?”, a pesquisa estará centrada na investigação dos efeitos da inclusão de conceitos financeiros no currículo educacional dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. O objetivo central é analisar e explorar as relações nos estudos sobre Educação Financeira que se relacionam com os campos semânticos, apresentando uma proposta de pesquisa preliminar. A pesquisa é fundamentada teoricamente pelo Modelo dos Campos Semânticos de Romulo Lins (2012). A pesquisa será realizada em duas escolas da rede de ensino particular de Juiz de Fora, Minas Gerais. A coleta de dados será realizada por meio de atividades aplicadas aos alunos do 6º ano, visando mapear seus conhecimentos e percepções sobre a Educação Financeira. A análise dos dados será qualitativa, utilizando a técnica de análise de conteúdo. Assim, esta pesquisa tem como objetivo principal analisar e explorar as relações nos estudos sobre Educação Financeira que se relacionam com os campos semânticos, com o objetivo de construir uma proposta de pesquisa preliminar para o ensino de Educação Financeira para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II. Neste contexto, a pesquisa pretende contribuir para o aprimoramento da Educação Financeira no Brasil, identificando lacunas, desafios e oportunidades por meio da análise das relações semânticas nos estudos existentes. O resultado esperado é uma proposta de um produto educacional, utilizado por professores, que possa servir como base para futuras iniciativas no campo da Educação Financeira, com o intuito de contribuir com uma melhor compreensão e Educação Financeira para os alunos dos anos finais, ajudando-os a tomar decisões financeiras informadas ao longo de suas vidas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectCampos semânticospt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectConceitos financeirospt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectFinancial educationpt_BR
dc.subjectSemantic fieldspt_BR
dc.subjectMathematical educationpt_BR
dc.subjectFinancial conceptspt_BR
dc.subjectElementary educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleEducação financeira e campos semânticos no ensino fundamental 2 : uma investigação sobre o processo de significação de conceitos financeiros com estudantespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons