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Tipo: Dissertação
Título: Educação financeira e campos semânticos no ensino fundamental 2 : uma investigação sobre o processo de significação de conceitos financeiros com estudantes
Autor(es): Silva, Vinícius Quintiliano da
Primeiro Orientador: Kistemann Junior, Marco Aurélio
Membro da banca: Barroso, Dejair Frank
Membro da banca: Coelho, Flávio de Souza
Resumo: A dissertação de mestrado em questão concentra-se na crescente busca por uma abordagem que contribua com a Educação Financeira no Brasil. O processo de produção de significado desempenha um papel fundamental nessa busca, pois é por meio dele que se conduzirá uma investigação aprofundada. Com base na pergunta norteadora “Como a integração de conceitos financeiros no currículo do 6º ano do Ensino Fundamental afeta o processo de aprendizado e a compreensão dos alunos sobre questões financeiras, bem como sua capacidade de aplicar esses conceitos da vida real?”, a pesquisa estará centrada na investigação dos efeitos da inclusão de conceitos financeiros no currículo educacional dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. O objetivo central é analisar e explorar as relações nos estudos sobre Educação Financeira que se relacionam com os campos semânticos, apresentando uma proposta de pesquisa preliminar. A pesquisa é fundamentada teoricamente pelo Modelo dos Campos Semânticos de Romulo Lins (2012). A pesquisa será realizada em duas escolas da rede de ensino particular de Juiz de Fora, Minas Gerais. A coleta de dados será realizada por meio de atividades aplicadas aos alunos do 6º ano, visando mapear seus conhecimentos e percepções sobre a Educação Financeira. A análise dos dados será qualitativa, utilizando a técnica de análise de conteúdo. Assim, esta pesquisa tem como objetivo principal analisar e explorar as relações nos estudos sobre Educação Financeira que se relacionam com os campos semânticos, com o objetivo de construir uma proposta de pesquisa preliminar para o ensino de Educação Financeira para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II. Neste contexto, a pesquisa pretende contribuir para o aprimoramento da Educação Financeira no Brasil, identificando lacunas, desafios e oportunidades por meio da análise das relações semânticas nos estudos existentes. O resultado esperado é uma proposta de um produto educacional, utilizado por professores, que possa servir como base para futuras iniciativas no campo da Educação Financeira, com o intuito de contribuir com uma melhor compreensão e Educação Financeira para os alunos dos anos finais, ajudando-os a tomar decisões financeiras informadas ao longo de suas vidas.
Abstract: The master's dissertation in question focuses on the growing demand for an approach that contributes to Financial Education in Brazil. The process of meaning production plays a fundamental role in this quest, as it will guide an in-depth investigation. Based on the guiding question "How does the integration of financial concepts into the 6th-grade curriculum affect the learning process and understanding of financial issues among students, as well as their ability to apply these concepts in real life?", the research will center on investigating the effects of including financial concepts in the educational curriculum of 6th-grade students. The main objective is to analyze and explore the relationships in studies on Financial Education related to semantic fields, presenting a preliminary research proposal. The research is theoretically grounded in Romulo Lins' Semantic Fields Model (2012). The research will be conducted in two private schools in Juiz de Fora, Minas Gerais. Data collection will be carried out through activities applied to 6th-grade students, aiming to map their knowledge and perceptions of Financial Education. Data analysis will be qualitative, using content analysis technique. Thus, this research aims to analyze and explore the relationships in studies on Financial Education related to semantic fields, with the goal of building a preliminary research proposal for teaching Financial Education to 6th-grade students in Elementary School II. In this context, the research aims to contribute to the enhancement of Financial Education in Brazil, identifying gaps, challenges, and opportunities through the analysis of semantic relationships in existing studies. The expected outcome is a proposal for an educational product, utilized by teachers, that can serve as a foundation for future initiatives in the field of Financial Education, aiming to promote a better understanding of Financial Education for students in the final years, assisting them in making informed financial decisions throughout their lives.
Palavras-chave: Educação financeira
Campos semânticos
Educação matemática
Conceitos financeiros
Ensino fundamental
Financial education
Semantic fields
Mathematical education
Financial concepts
Elementary education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
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URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17054
Data do documento: 12-Jun-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



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