https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1703
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
samuelmendesvieira.pdf | 12.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | À flor da pele: amuada de Belmiro de Almeida e a pintura na segunda metade do século XIX |
Autor(es): | Vieira, Samuel Mendes |
Primeiro Orientador: | Christo, Maraliz de Castro Vieira |
Membro da banca: | Pifano, Raquel Quinet de Andrade |
Membro da banca: | Coli Junior, Jorge Sidney |
Resumo: | Esta dissertação tem como objeto central o quadro Amuada, do artista brasileiro Belmiro de Almeida (1858-1935), pertencente ao acervo do Museu Mariano Procópio de Juiz de Fora (Minas Gerais – Brasil). Representa uma figura feminina em um ambiente fechado, traz em sua fatura um singular tratamento cromático e pinceladas que remetem ao pontilhismo. Inicialmente, foram observados os critérios de interpretação e recepção lançados sobre a obra, tanto em seu momento de exposição em 1906 e, em seguida, nos critérios contemporâneos ligados à sensibilidade modernista do século XX. No segundo momento, apoiados nessas duas maneiras de ver em temporalidades distintas, procurou-se cruzar o quadro com fontes visuais ligadas ao tema e tratamento plástico empregados pelo artista. Nesse sentido, buscou-se ampliar sua compreensão dentro do panorama da História da Arte nacional e internacional. |
Abstract: | Cette thèse a l'objet central Amuada, de Belmiro de Almeida (1858-1935), appartient à la collection du Musée Mariano Procopio de Juiz de Fora ( Minas Gerais - Brésil) . Est un personnage féminin dans un environnement fermé , apporte dans son maîtrise un seul traitement chromatique et coups qui se réfèrent au pointillisme. Initialement , les critères pour l'interprétation et la réception ont été observés lancés sur le travail, tant au moment de l'exposition en 1906 , puis dans les critères contemporains liés à la sensibilité moderniste du XXe siècle . Dans la deuxième phase , soutenue dans ces deux façons de voir différentes échelles de temps , nous avons essayé de traverser le cadre avec les sources visuelles à proximité de l'objet et de traitement plastique employées par l'artiste. En ce sens , nous avons cherché à élargir leur compréhension dans le panorama de l' histoire de l'art national e international. |
Palavras-chave: | Belmiro de Almeida Arte brasileira Pintura Pontilhismo Representação do feminino Belmiro de Almeida Art brézilien Peinture Pointillisme Représentation du féminin |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em História |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1703 |
Data do documento: | 4-Dez-2014 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.