Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16979
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
matheushenriqueferesbotelho.pdf2.18 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Somando novos talentos para o Brasil: a OBMEP e o desempenho da educação superior
Autor(es): Botelho, Matheus Henrique Feres
Orientador: Vieira, Marcel de Toledo
Co-orientador: Freguglia, Ricardo da Silva
Miembros Examinadores: Schiavon, Laura de Carvalho
Miembros Examinadores: Silva, Pedro Luis do Nascimento
Resumo: A presente pesquisa tem como tema a Olimpíada Brasileira de Matemática das EscolasPúblicas (OBMEP), um marco na Educação Matemática no Brasil, tanto pela quantidade deestudantes inscritos, como por premiar, inclusive com bolsas de Pesquisa, milhares deestudantes da rede pública. Levando em conta as premiações para estudantes com destaque naOlimpíada e as informações disponibilizadas pela Universidade Federal de Juiz de Fora(UFJF), este trabalho tem como objetivo analisar a trajetória acadêmica da comunidadeestudantil da Graduação na UFJF, comparando medalhistas com não medalhistas. Para tanto,serão analisados dados como pontuação no processo seletivo, rendimento, escolha de cursos,aderência às políticas de ações afirmativas, além de gênero e cor/raça, a partir dos dadosinstitucionais. A partir desses dados, e daqueles disponibilizados publicamente pela OBMEP,este trabalho também busca avaliar possíveis efeitos da OBMEP sobre o desempenhoacadêmico na UFJF, comparando medalhistas com não medalhistas, tanto no que se refere aoingresso à instituição, como também em termos de rendimento quando já estudantes daUniversidade. Estes resultados poderão, além de traçar um possível perfil dos medalhistas nainstituição, verificar se a Olimpíada tem cumprido o objetivo de revelar novos talentos esubsidiar a gestão pública na avaliação de suas políticas educacionais e tomadas de decisão.
Resumen : The theme of this research is the Brazilian Public School Mathematics Olympiad(OBMEP), a milestone in Mathematics Education in Brazil, both for the number of studentsenrolled and for rewarding, including with Research scholarships, thousands of public schoolstudents. Taking into account the awards for outstanding students at the Olympics and FederalUniversity of Juiz de Fora (UFJF) database, this work aims to analyze the academic trajectoryof the undergraduate student community at UFJF, comparing medalists with non-medalists. Tothis end, data such as scores in the selection process, performance, choice of courses,adherence to affirmative action policies, as well as gender and ethnic-racial criteria will beanalyzed, based on institutional data. Based on these and OBMEP data, this work also seeksto evaluate possible effects of OBMEP on academic performance at UFJF, comparingmedalists with non-medalists, both in terms of admission to the institution, as well as in termsof performance when they were already studying at University. These results will be able, inaddition to outlining a possible profile of the medalists in the institution, to verify whether theOlympics achieved its objective of revealing new talents and supporting public managementin the evaluation of its educational policies and decision-making.
Palabras clave : OBMEP
Política educacional
Avaliação de política pública
Desempenhoeducacional
Educação superior
UFJF
Educational politics
Public policy evaluation
Educational performance
Higher education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Economia
Programa: Programa de Pós-graduação em Economia
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16979
Fecha de publicación : 26-feb-2024
Aparece en las colecciones: Mestrado em Economia Aplicada - CMEA (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons