Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16921
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
alinecristinarobadelnobre.pdf5.26 MBAdobe PDFView/Open
alinecristinarobadelnobre-produtoeducacional.pdf1.7 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Botelho, Patrícia Pedrosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6485393516879024pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Natalino da Silva de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8958870038386049pt_BR
dc.contributor.referee2Mendes, Marco Aurélio de Sousa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorNobre, Aline Cristina Robadel-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3885460812969393pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-19T11:05:33Z-
dc.date.available2024-07-16-
dc.date.available2024-07-19T11:05:33Z-
dc.date.issued2024-03-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16921-
dc.description.abstractThe objective of this work is to elaborate an interventional proposal for learning literary reading and to develop it with the intention of expanding literary literacy promoting the creation of a community of readers and privilege competences of reading and writing on the young reader of the 7th grade of elementary school in a state school in the city of Reduto - Minas Gerais, making use of the book Malala, a menina que queria ir para a escola (Carranca, 2015). The research starts from Paulino and Cosson´s (2009) and Cosson´s (2016) literary literacy theories, from Cosson´s (2018) and Colomer´s (2007) community of readers based on the precepts of Cosson´s (2016) expanded sequence. One aims to seek a deepening of literary reading through the steps that make up the didactic sequence. This is based upon Candido's (2011), Todorov's (2009), Freire's (1987; 2004), Zilberman's (2009), Gancho's (1991), Eagleton's (2017) theoretical references in order to corroborate the conception of literature that is outlined. It is noteworthy that this thesis is based on Thiollent´s (2011) action research structure associating theories of literary literacy with teaching practices to build an intervention instrument to verify how the relationship between theory and practice can contribute as a factor of modification of the observed reality and as an effect.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve por finalidade elaborar uma proposta interventiva de aprendizagem de leitura literária fazendo uso da obra Malala, a menina que queria ir para a escola (Carranca, 2015), e de desenvolvê-la com a intenção de promover a criação de uma comunidade de leitores, de ampliar o repertório literário dos discentes, de privilegiar a competência de leitura e de escrita compreendendo como ocorre o processo de aprendizagem pelo viés do letramento literário com jovens leitores, alunos do 7º ano do ensino fundamental II de uma escola pública estadual da cidade de Reduto-MG. A pesquisa partiu das teorias de letramento literário de Paulino e Cosson (2009) e de Cosson (2016), de comunidade de leitores de Cosson (2018) e de Colomer (2007) e respaldou-se na sequência expandida de Cosson (2016), buscando viabilizar o aprofundamento da leitura literária por meio de etapas que compõem a sequência didática. Essa dissertação se ancorou em pressupostos teóricos de Candido (2011), Todorov (2009), Freire (1987; 2004), Zilberman (2009), Gancho (1991) e Eagleton (2017) como referências que corroboram a concepção de literatura que aqui se delineia. Vale salientar que essa pesquisa se fundamenta na estrutura da pesquisa-ação de Thiollent (2011) para propor um trabalho associando as teorias do letramento literário às práticas docentes com o intuito de construir um instrumento de intervenção a fim de verificar como a relação teoria e prática pode contribuir como fator de modificação da realidade observada e como efeito gerador de uma significativa mudança na aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letras (ProfLetras)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMalalapt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectComunidade de leitorespt_BR
dc.subjectSequência expandidapt_BR
dc.subjectMalalapt_BR
dc.subjectLiterary literacypt_BR
dc.subjectCommunity of readerspt_BR
dc.subjectExpanded sequencept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleLetramento literário no 7º ano do ensino fundamental II: uma proposta de leitura para a obra Malala, a menina que queria ir para a escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons