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Tipo: Artigo de Evento
Título: Design e convergência das mídias: o caso da Vogue Brasil
Título(s) alternativo(s): Design and media converge: the case of Vogue Brasil
Autor(es): Miranda, Bianca
Ponte, Raquel
Organizador(es): Braida, Frederico
Nojima, Vera Lúcia
Coutinho, Taís de Souza Alves
Campos, Fernanda de Façanha e
Ferreira, Isabela de Mattos
Resumo: O presente trabalho, que faz parte da pesquisa em Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Design EBA UFRJ, visa analisar semioticamente a Revista Vogue com o intuito de destrinchar cada elemento presente na revista, tanto na capa quanto no miolo, compreendendo as mudanças de linguagem, decorrentes do fenômeno de convergência das mídias. De acordo com Jenkins, a convergência das mídias refere-se ao “fluxo de conteúdos por diferentes plataformas de mídia, à participação entre múltiplos mercados midiáticos e ao comportamento migratório dos públicos dos meios de comunicação” (JENKINS, 2009, p.31). Em outras palavras, a Cultura de Convergência é um conceito que relaciona a tendência de adaptação das mídias com a internet. Portanto, a pesquisa busca entender como o Design Editorial impresso se comporta frente às novas tecnologias, seja na redução do número de páginas, seja na maior valorização das fotografias em detrimento dos textos, tendências observadas nos últimos anos. Para isso, foi feito um recorte, priorizando a análise das edições do mês de setembro da revista Vogue Brasil do período de 2010 a 2022. A escolha pelas edições deste mês deve-se ao fato de ela ser uma edição em que a quantidade de páginas e anúncios são maiores comparado as outras edições dos outros meses ao longo do ano. Além disso, a escolha deste recorte temporal coincide com o início da presença da Vogue nas mídias sociais e sua atuação até os dias de hoje. Os objetivos específicos desta pesquisa a ser apresentada no 4 semana de Semiótica do Projeto consiste em fazer o levantamento bibliográfico, selecionar as edições relevantes nos últimos 10 anos e analisar as edições impressas, categorizando seus elementos. O levantamento bibliográfico consistiu primeiramente em realizar a tabulação das edições da Vogue Brasil, ou seja, coletar todas as edições da revista do período de 2010 até 2022. Durante esse processo, a escolha para as edições de setembro foi definida e algumas mudanças já foram observadas, como por exemplo a diminuição do número de chamadas nas capas e elas se tornarem cada vez mais visuais. Neste estudo de caso (YIN, 2005), a semiótica do filósofo Charles Sanders Peirce servirá como embasamento metodológico para observar as diferenças das edições ao longo desta década. Espera-se que seja possível entender as mudanças de linguagem da revista e como o Design Editorial se comporta diante da Convergência das Mídias.
Abstract: -
Palavras-chave: Design editorial
Vogue
Semiótica de peirce
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16912
Data do documento: 23-Out-2023
Aparece nas coleções:4º Encontro de Semiótica do Projeto



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