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Tipo: Artigo de Evento
Título: Tecnodiscurso, polêmica e persuasão: uma análise da produção digital da extrema direita brasileira ao longo dos últimos anos
Título(s) alternativo(s): Technodiscourse, polemic and persuasion: an analysis of the digital production of the brazilian far right over the last few years
Autor(es): Oliveira, Jéssica Gomes de
Organizador(es): Braida, Frederico
Nojima, Vera Lúcia
Coutinho, Taís de Souza Alves
Campos, Fernanda de Façanha e
Ferreira, Isabela de Mattos
Resumo: O presente estudo concentra-se na análise da produção digital realizada pela extrema direita brasileira, levando-se em consideração o uso da polêmica como dimensão argumentativa e persuasiva do tecnodiscurso. Para tal, serão utilizadas oito publicações realizadas no perfil oficial do ex-presidente Jair Bolsonaro no Twitter2, observando-se as características discursivas dos enunciados apresentados e expressas pela extrema-direita no Brasil. O embasamento teórico-metodológico do trabalho se funda na Análise do Discurso (AD) de linha francesa, em especial, na Teoria Semiolinguística. Serão utilizados, para o debate proposto, estudos de Amossy (2017, 2020) e Charaudeau (2018, 2020) sobre a polêmica e a argumentação no discurso político, além da natureza dialógica do discurso argumentativo veiculado no ambiente on-line. Abordaremos, ainda, a noção de tecnodiscurso proposta por Paveau (2017) e as proposições de Maingueneau (2021) sobre os chamados cibergêneros. Também serão incluídas discussões sobre as metamorfoses do discurso político para sua veiculação em novos espaços comunicacionais, incluindo as redes sociais digitais, especialmente com base em Courtine (2006), Piovezani (2009), Recuero (2016, 2020) e Emediato (2015). Sabemos que a produção do discurso no ambiente digital tem constituído nova materialidade nos estudos da AD, afinal, neste espaço práticas discursivas são ressignificadas e características do ciberespaço são incorporadas ao discurso. Como pontua Paveau (2017), na análise de discursos produzidos no Twitter a noção de ambiente ganha ainda mais relevância, já que dá conta dos aspectos compósitos (tecnolinguísticos e tecnodiscursivos) das mensagens. Emediato (2015), por sua vez, nos lembra que as redes socais podem ser definidas, essencialmente, como rede de discursos ou espaço que é retórico por natureza, sendo capazes de abrigar um universo de discursos, comportando variada cadeia enunciativa que abriga desde orientações políticas e ideológicas até a self-exposição. Entretanto, redes como o Facebook e o Twitter, por exemplo, ainda não possuem altos níveis de controle normativo, o que possibilita a exposição de opiniões numa espontaneidade semelhante à do espaço doméstico, em que a ética pessoal pode ser considerada um dos únicos limites de censura. Ainda segundo o autor supracitado, as opiniões circulantes no Facebook e, para nós, também no Twitter, estão no limite entre o doxal – obedecem a critérios de razoabilidade – e o adoxal – ultrapassam o aceitável, o dizível e o razoável. Através da pesquisa proposta, é possível observar o uso de elementos patêmicos e da polêmica como estratégia argumentativa persuasiva no ambiente on-line, estruturada a partir da dicotomização com forte potencial agonístico. Um livre espaço de entrecruzamento de discursos é formado, em que valores, imagens e imaginários são (re) construídos e difundidos ao longo do tempo.
Abstract: -
Palavras-chave: Tecnodiscurso
Discurso digital
Discurso político
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16910
Data do documento: 23-Out-2023
Aparece nas coleções:4º Encontro de Semiótica do Projeto



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