Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16903
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rodrigobicalhomendes.pdf415.56 kBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMendes, Rodrigo Bicalho-
dc.creatorAlves, Taís-
dc.creatorBraida, Frederico-
dc.creatorCampos, Fernanda de Façanha e-
dc.creatorLauria, Laura-
dc.date.accessioned2024-07-18T19:25:12Z-
dc.date.available2024-07-18-
dc.date.available2024-07-18T19:25:12Z-
dc.date.issued2023-10-23-
dc.citation.issue4pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16903-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste estudo versa sobre a contribuição das teorias semióticas para a criação da identidade visual de uma marca por meio da criação de representações simbólicas. A questão central do estudo foi: como os signos verbais e não verbais podem ser empregados de forma eficaz na construção da identidade de uma marca? Para responder a essa pergunta, foi realizado um estudo bibliográfico sobre a aplicação de recursos da semiótica aplicados ao design gráfico e sobre os conceitos de identidade visual. O objetivo foi identificar como o design gráfico pode utilizar os recursos simbólicos para criar uma identidade visual. Como referencial teórico foram utilizados autores da Semiótica francesa como Saussure e Roland Barthes para o estudo dos signos verbais e da semiótica Peirceana para a criação dos signos visuais, incluindo logotipos, cores, tipografia e elementos visuais planejados e projetados para criar uma imagem que permita a comunicação da marca com seu público-alvo. Foram utilizados autores que pesquisam o conceito de identidade visual das marcas como sendo composta pelo conjunto de elementos visuais e gráficos que representam a essência, os valores e a personalidade de uma marca (Peón, 2003). Como recurso metodológico, foi realizado um estudo qualitativo, com análise descritiva dos signos verbais e não verbais de uma marca. Como resultado, foi elaborado um projeto de identidade visual para o 4º Encontro de Semiótica do Projeto, evento dedicado às reflexões acadêmicas que teve como tema “Comunicação, linguagens e processos criativos na era da inteligência artificial”, ocorrido de forma on-line, nos dias 23 e 24 de outubro de 2023. A análise de Saussure destacou os aspectos linguísticos, como a escolha de palavras e mensagens verbais. Por sua vez, a abordagem de Peirce se concentrou nos signos não verbais, como cores, formas, ícones e imagens. Foram utilizadas técnicas do design gráfico para criar a identidade visual do evento. Através da análise semiótica, os signos verbais e não verbais foram integrados ao contexto da marca, proporcionando uma experiência visual. Isso forneceu uma base para a criação da identidade visual, identificando os principais conceitos que seriam comunicados. Espera-se esse estudo possa servir como um modelo para a criação de identidades visuais em outros contextos organizacionais, demonstrando a aplicabilidade da semiótica no campo do design gráfico.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.relation.ispartofEncontro de Semiótica do Projetopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectIdentidade visualpt_BR
dc.subjectMarcapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleSignos verbais e não verbais: a contribuição da semiótica para a construção da identidade visual de uma marcapt_BR
dc.title.alternativeVerbal and non-verbal signs: the contribution of semiotics to the construction of a brand’s visual identitypt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.contributor.organizadorBraida, Fredericopt_BR
dc.contributor.organizadorNojima, Vera Lúciapt_BR
dc.contributor.organizadorCoutinho, Taís de Souza Alvespt_BR
dc.contributor.organizadorCampos, Fernanda de Façanha ept_BR
dc.contributor.organizadorFerreira, Isabela de Mattospt_BR
Appears in Collections:4º Encontro de Semiótica do Projeto



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons