https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16873
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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therencesantiagoalvesfeitosa.pdf | 193.09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | A transparência que oculta e/ou dissolve: notas sobre alguns pensamentos de Byung-Chul Han |
Título(s) alternativo(s): | The transparency that hides and/or dissolves: notes on some thoughts by Byung-Chul Han |
Autor(es): | Feitosa, Therence Santiago Alves |
Organizador(es): | Braida, Frederico Nojima, Vera Lúcia Coutinho, Taís de Souza Alves Campos, Fernanda de Façanha e Ferreira, Isabela de Mattos |
Resumo: | O Universo telemático hoje se caracteriza pela sua assustadora velocidade de alcance e adesão. O “mundo” digital seduz no ritmo dos algoritmos, (BAUMAN, 2003). Ocorre uma imersão na tela de formas abruptas e cotidianas. Nesse passo, é perceptível certos deslocamentos cognitivos no que fere os modos de estar no mundo, bem como, nas formas/maneiras de experimentar as coisas da vida e a vida das coisas (aqui, pensando o que é digital e o que não é digital). Nesse sentido Han (2017), aponta que um dos traços latentes das sociedades atuais é a transparência, e como resultado dessa exposição, a necessidade do que o autor denomina como excesso de positividade. Partindo dessas reflexões, surgem as seguintes questões: essas relações intensas, excessivas, e viciosas possuem interferência no que tange quadros atrelados a ansiedade e uma pressa descomunal de viver tudo em simultâneo, e/ou de não viver nada potencialmente? O olhar do outro passou a ser o crivo que determina as alegrias ou decepções? Vive-se para o like, para os views? Para entender tais inquietações, o presente estudo se utiliza de uma abordagem qualitativa enquanto natureza, partindo de uma revisão bibliográfica, a partir da Filosofia, Semiótica e áreas afins, que tratam diretamente e indiretamente sobre o tema. Intui-se perceber/identificar a partir da performance dos dados, como as mídias digitais no que fere os imaginários/experiências (KAMPER, 2015), se tornaram espécies de próteses subjetivas em se tratando da relação sujeito/objeto/cultura/paisagem (LÒTMAN, 1981). |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Transparência Mídias digitais Semiótica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16873 |
Data do documento: | 23-Out-2023 |
Aparece nas coleções: | 4º Encontro de Semiótica do Projeto |
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