https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16871
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Análise semiótica orientada pela noção peirciana de diagrama: proposta aplicada em um estudo de caso sobre as produções de André Vallias |
Autor(es): | Otaviano, Samuel Niemeyer, Lucy Ponte, Raquel |
Organizador(es): | Braida, Frederico Nojima, Vera Lúcia Coutinho, Taís de Souza Alves Campos, Fernanda de Façanha e Ferreira, Isabela de Mattos |
Resumo: | O trabalho aqui apresentado integra parte da pesquisa de doutorado em andamento sobre a produção do poeta, designer e produtor multimídia André Vallias à frente da produtora Refazenda. A pesquisa é baseada em um estudo de caso com a finalidade de compreender as particularidades da produção de design gráfico deste designer. Sendo assim, três procedimentos metodológicos foram adotados com este objetivo: levantamento documental, a partir de projetos publicados no site da produtora; entrevista com o designer; e análise semiótica dos trabalhos selecionados. Neste trabalho apresentamos as particularidades do processo de análise e o referencial teórico que dá suporte a este procedimento. Em função dos aspectos distintos não só da sua produção poética como também de parte de suas produções de design, consideramos a análise semiótica um recurso metodológico adequado para compreensão do objeto desta pesquisa. Com a intenção de revelar a interseção entre poesia visual e design gráfico nos projetos da Refazenda, propomos aqui um estágio de análise preliminar em que iniciamos pelo que, na fenomenologia de Peirce, refere-se à primeiridade, cujas classificações do signo correlatas são as de Qualisigno e de ícone. Em especial, destacamos nesta pesquisa uma das classificações de ícone puro nomeada de diagrama por Peirce. Segundo Pignatari (2004, p. 52) o ícone puro é um “diagrama quando representa algo por relações diádicas análogas”. André Vallias (WIESE, 2012) também chama de diagrama as relações entre códigos (verbais, visuais e sonoros) que constituem sua linguagem poética. São duas visões distintas, porém guardam semelhanças em suas definições, já que tanto para Peirce quanto para Vallias, diagrama representa relações. Partindo da convergência no sentido do conceito diagrama para ambos temos por objetivo, a partir das análises, evidenciar o ‘pensamento diagramático’ (PONTE, 2017, p. 147) presente nas produções do designer. Optamos por analisar as produções com foco inicial na sua dimensão sintática (BRAIDA, 2012), para posteriormente tratar das dimensões semântica e pragmática, por tanto trazemos aqui dois dos componentes que integram o procedimento proposto, a avaliação das relações cromáticas presentes no projeto, a partir do sistema de Albert Henry Munsell (1969), e a classificação da tipografia, a partir de um estudo anterior (OTAVIANO, 2015) pelo qual foi estabelecido um sistema de classificação baseado na visualidade das palavras em projetos de design. Foram empreendidas análises de dois projetos publicados no site da Refazenda, o site do projeto Música de São Paulo e a capa do disco “OK OK OK” de Gilberto Gil. Concluímos, preliminarmente, que a noção de diagrama, atrelada à natureza intrínseca do signo icônico, é providencial para revelar como os diversos componentes de um artefato de design se relacionam constituindo mensagens onde a sintaxe constitui um elemento chave para sua expressão, seja através do esquema cromático ou de seus recursos tipográficos. Esta noção marca a produção poética de André Vallias e se manifesta em suas produções de design. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Análise semiótica Design Poesia visual André Vallias |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16871 |
Data do documento: | 23-Out-2023 |
Aparece nas coleções: | 4º Encontro de Semiótica do Projeto |
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