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Clase: Artigo de Evento
Título : A contribuição do design na construção de discursos antifeministas em perfis no Instagram
Otros títulos : The contribution of design in the construction of anti-feminist discourses on Instagram profiles
Autor(es): Martins, Paloma de Souza
Valente, Telma
Organizador: Braida, Frederico
Nojima, Vera Lúcia
Coutinho, Taís de Souza Alves
Campos, Fernanda de Façanha e
Ferreira, Isabela de Mattos
Resumo: O discurso de ódio presente nas redes sociais vem ganhando projeção em discussões na sociedade e no campo acadêmico, desafiando esforços de conceituação e de enfrentamento. Esta pesquisa examinou, especificamente, o discurso de ódio voltado às mulheres feministas que, em meio a um cenário adverso de resgate de valores tradicionais, conservadores e misógino, hostilizaram e desqualificaram a todo o momento os ideais feministas e suas integrantes. O Instagram – uma das redes sociais com mais usuários ativos por mês no mundo – tornou-se o canal apropriado para personalidades e grupos antifeministas ganharem visibilidade ao disseminarem sua ideologia. Deste modo, o objetivo deste trabalho foi analisar as narrativas gráfico-visuais de três perfis antifeministas: de Ana Caroline Campagnolo, do grupo Contra o feminismo, e de Sara Winter, a partir da seleção de três postagens2 de cada, totalizando nove posts. Foram feitas análises, tendo como referencial teórico a semiótica de Peirce, a fim de estudar a linguagem do design aplicada e o respectivo significado das narrativas construídas por elas. A hipótese levantada dirigiu-se ao equívoco da existência de um design neutro (BARROS; LIMA; SEHN, 2017) já que, mesmo de forma não premeditada, as escolhas estéticas configuram-se como modos de produção de significação e de sentido. Com isso, a utilização eficiente de elementos gráfico-visuais nesse meio é um fator, em grande medida, responsável pelo êxito ou fracasso dos seus usuários na propagação de sua ideologia e atração de novos apoiadores. Para a realização desta pesquisa seguimos algumas técnicas, tais como a pesquisa bibliográfica – a respeito da história do movimento feminista e suas ondas – e em paralelo à reação antifeminista e suas estratégias de retórica; pesquisa netnográfica, com material de redes sociais (CORREA; ROZADOS, 2017) e a semiótica de Peirce, como referencial teórico para a leitura das imagens. A escolha dos três perfis atendeu ao critério de relevância, que considerou o maior número de seguidores, engajamento e frequência de postagens no instagram, e suas particularidades agregadoras dentro do movimento antifeminista nacional. Devido à própria natureza de pesquisa, selecionamos três postagens de cada perfil visando aqueles que dispunham de elementos interessantes para a realização das análises. O período de escolha das postagens ocorreu entre os meses de abril e maio de 2021. O instagram foi escolhido como canal de comunicação por ser uma rede social dinâmica. Sendo assim, visamos a possibilidade de atualização de cada perfil durante o período do desenvolvimento da pesquisa, tanto no que diz respeito ao aumento de número de seguidores, quanto à mudança de identidade visual ou ainda pela chance de algum perfil ser desativado. Por fim, almejamos ter contribuído para a melhor percepção de como é traçado o discurso de ódio voltado às feministas dentro do ambiente das redes sociais.
Resumen : -
Palabras clave : Design
Feminismo
Antifeminismo
Instagram
Discurso
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16863
Fecha de publicación : 23-oct-2023
Aparece en las colecciones: 4º Encontro de Semiótica do Projeto



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