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Tipo: Dissertação
Título: Resenha literária no Instagram: revisitando a relação entre gêneros e suportes
Autor(es): Santos, Ana Célia Couto dos
Primeiro Orientador: Silva, Marta Cristina da
Membro da banca: Sigiliano, Natália Sathler
Membro da banca: Ferreira, Helena Maria
Resumo: O presente trabalho pretende analisar o gênero textual/discursivo resenha a partir de sua circulação na rede social Instagram, tomada como suporte para textos desse e de outros gêneros. Ele insere-se em um contexto de necessidade não só de pesquisas mais aprofundadas no campo da análise e mapeamento de novos gêneros digitais, mas também de um olhar cuidadoso sobre gêneros já conhecidos em outros espaços, também digitais ou físicos, considerando as peculiaridades de um novo suporte. Para tanto, retomamos reflexões linguísticas do Círculo de Bakhtin, em especial suas contribuições sobre os gêneros discursivos (BAKHTIN, 2016; VOLOCHINOV, 2018) traçando relações com os estudos realizados por Marcuschi (2010, 2011), que ressaltam a dinamicidade dos gêneros textuais, e de Zavam (2012) sobre a sua transmutação. Também segundo Marcuschi (2003), discutimos a noção de suporte. Revisitamos trabalhos sobre a resenha, retomando o que já é conhecido na literatura acadêmica, antes de nos debruçarmos sobre os debates acerca dos (multi)letramentos (CAZDEN ET AL, 2021; KLEIMAN, 1995; ROJO, 2013; SOARES, 2004; STREET, 2014), da multimodalidade (DIONISIO, 2011; KRESS; VAN LEEUWEN, 2001; KRESS, 2003; RIBEIRO, 2021) e da relação entre as tecnologias de informação e comunicação e as práticas de leitura e escrita (ALBARRÁN; RIBEIRO, 2015; CHARTIER, 2002; MAIA, 2013; RIBEIRO, 2017, 2018) o que se torna relevante na observância dos dados analisados. Ademais traçamos um panorama geral da rede social Instagram e, em especial, da comunidade bookstagram, na qual os dados analisados se inserem. A partir desse embasamento teórico, foi realizada uma análise qualitativa (BRASILEIRO, 2021) de três resenhas críticas de livros publicadas na rede social Instagram por diferentes autores, selecionadas a partir de uma análise preliminar de um corpus com mais de trinta exemplares. Essa análise motivou reflexões sobre a maneira como os autores compõem suas resenhas de acordo com as ferramentas do suporte e com o público-alvo da comunidade à qual pertencem, o que compreende as noções de dialogismo, multimodalidade e publicidade, bem como as questões próprias do gênero resenha, envolvendo as informações presentes nos textos e a linguagem empregada. Com isso investigou-se a hipótese de que não há mudança de gênero, mas alterações composicionais no gênero resenha influenciadas pelo suporte de circulação, sem perda na estabilidade quanto a elementos que permitem o reconhecimento, pelo leitor, de uma resenha. Conclui-se, dessa forma, que a resenha no Instagram é um objeto de estudo relevante para a compreensão da relação entre gêneros e suportes e da forma como as novas tecnologias de informação e comunicação podem interferir nessa dinâmica.
Abstract: The present study aims to analyze critical reviews from its circulation on the social media platform Instagram, considered a medium for texts of this and other genres. It is framed within a context that not only requires more in-depth research in the field of analysis and mapping of new digital genres, but also demands a careful examination of genres already known in other spaces, also digital or physical, considering the peculiarities of a new medium. To accomplish this, we revisit linguistic reflections from the Bakhtin Circle, especially their contributions regarding discursive genres (BAKHTIN, 2016; VOLOCHINOV, 2018), establishing connections with the studies conducted by Marcuschi (2010, 2011) that emphasize the dynamism of genres, and by Zavam (2012) about its transmutation. According to Marcuschi (2003), we also discuss the notion of medium. We review existing works on critical reviews, drawing upon what is already known in academic literature, before delving into debates on (multi)literacies (CAZDEN ET AL, 2021; KLEIMAN, 1995; ROJO, 2013; SOARES, 2004; STREET, 2014), multimodality (DIONISIO, 2011; KRESS; VAN LEEUWEN, 2001; KRESS, 2003; RIBEIRO, 2021), and the relation between information and communication technologies and reading and writing practices (ALBARRÁN; RIBEIRO, 2015; CHARTIER, 2002; MAIA, 2013; RIBEIRO, 2017, 2018), which becomes relevant in the observation of the analyzed data. Furthermore, we provide an overview of Instagram, particularly focusing on the bookstagram community, into which the analyzed data fits. With this theoretical foundation, we conducted a qualitative analysis (BRASILEIRO, 2021) of three critical book reviews published on Instagram by different authors, chosen after a preliminary analysis of a corpus with more than thirty reviews. This analysis prompted reflections on how authors compose their reviews according to the tools provided by the platform and the target audience of the community to which they belong. This includes considerations of dialogism, multimodality, and publicity, as well as specific aspects of reviews, involving the information presented in the texts and the language used. With this, we investigated the hypothesis that there is no change in the genre, but compositional changes influenced by circulation support, without no loss of stability in terms of elements that allow the reader to recognize it as a review. In conclusion, the critical review on Instagram represents a relevant object of study for understanding the relationship between genres and mediums and how new information and communication technologies can influence this dynamic.
Palavras-chave: Resenha
Bookstagram
Gêneros textuais
Suportes de gêneros textuais
Review
Bookstagram
Genres
Mediums for discursive genres
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16850
Data do documento: 20-Mar-2024
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