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Clase: Dissertação
Título : Educação financeira na educação básica: uma proposta de atividades sobre empreendedorismo e orçamento familiar
Autor(es): Pinheiro, Juliana Gomes
Orientador: Louza Júnior, Nelson Dantas
Miembros Examinadores: Mazorche, Sandro Rodrigues
Miembros Examinadores: Moreira Neto, Sandra Imaculada
Resumo: Este trabalho aborda a relevância do ensino da educação financeira como tema transversal do componente curricular de Matemática. Com base no conhecimento e na percepção de estudantes de uma escola pública a respeito da educação financeira, identificou-se a necessidade de incluir esse tema em sala de aula. Assim, este trabalho tem como objetivo abordar e discutir o ensino da educação financeira para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública localizada no município de Divino, em Minas Gerais, por meio de propostas didáticas que visam contribuir para o letramento financeiro. Considerando que, no presente ou num futuro próximo, os alunos estarão em contato com situações financeiras que impactarão a vida pessoal e familiar, o ambiente escolar pode ser propício para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à educação financeira, portanto instruí-los a lidar conscientemente com essas situações faz-se relevante. A fim de atender a isso, neste trabalho foram elaboradas propostas didáticas nas quais a temática foi apresentada de forma integrada aos conteúdos de matemática financeira, além de atividades práticas que associam os conhecimentos teóricos à vivência dos estudantes. Pretende-se descrever as propostas desenvolvidas para que outros profissionais possam utilizá-las em suas práticas docentes.
Resumen : This paper addresses the relevance of teaching of financial education as a transversal theme of the curricular component of Mathematics. Based on the knowledge and perception of students from a public school in respect of financial education, the need to include this topic in the classroom was identified. Thus, this work aims to address and discuss the teaching of financial education to students in the 9th year of Elementary School and the 1st year of High School in a public school located in the municipality of Divino, in the state of Minas Gerais, Brazil, through didactic proposals that aim to contribute to financial literacy. Considering that, in the present or in the near future, students will be in contact with financial situations that will impact their personal and family lives, the school environment can be favorable to the development of skills related to financial education, so instructing them to consciously deal with these situations is relevant. In order to meet this, in this work, didactic proposals were elaborated in which the theme was presented in an integrated way to the contents of financial mathematics, in addition to practical activities that associate theoretical knowledge with the students’ experience. It is intended to describe the proposals developed so that other professionals can use them in their student practices.
Palabras clave : Educação financeira
Matemática financeira
Letramento financeiro
Financial education
Financial mathematics
Financial literacy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16835
Fecha de publicación : 27-feb-2024
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



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