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dc.contributor.advisor1Pimentel, Thiago Duarte-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9841188234449467pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Mariana Mayumi Pereira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1084964824221616pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Bruno Martins Augusto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4598097456621468pt_BR
dc.creatorHorsth, Hugo Bovareto de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3557543121329710pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-16T10:51:31Z-
dc.date.available2024-07-15-
dc.date.available2024-07-16T10:51:31Z-
dc.date.issued2024-04-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16816-
dc.description.abstractThe curriculum is a subject of major disputes and debates and can be understood as what students should learn during their school years. Article 210 of the Federal Constitution (1988) already addressed the need to “establish minimum content for primary education”. At the end of 2017, the National Common Curriculum Base was approved aiming to meet this demand, however this approval came amid disagreements regarding the content, form and need for a national curriculum document. During 2018 and 2019, the states and the Federal District built and approved their respective curricular references for Early Childhood Education and Primary Education aligned with the BNCC, which should include the contents and learning rights contained in the BNCC, but should also include specificities and local needs in the so-called diversified part of the curricula. In this study, using the Latent Dirichlet Allocation (LDA) technique, a content analysis of the 27 state documentos and the BNCC was carried out to identify the most relevant topics in each material. It was possible to observe that there are small differences in topics between the documents, however, in general terms they are not very different from each other and the typical regional characteristics of the states do not appear as a relevant topic in any document, which can partially be explained by the phenomenon of mimetic isomorphism, considering the discussions and scenario of uncertainty during the construction of the curricula. As stated in CNE/CP resolution nº 2 of 2017, the BNCC and state documents may undergo a review process from 2024 onwards, thus there is an opportunity for educational state leaders to make improvements and give greater emphasis on the diversified part of their federative entities’ curricula.pt_BR
dc.description.resumoO currículo escolar é objeto de grandes disputas e debates e pode ser entendido como o que os estudantes devem aprender durante o período escolar. A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 210, já abordava a necessidade de “fixação de conteúdos mínimos para o ensino fundamental”. No final de 2017 a Base Nacional Comum Curricular foi homologada com o objetivo de atender essa demanda, porém essa aprovação ocorreu em meio a divergências quanto ao conteúdo, forma e necessidade de um documento curricular nacional. Durante 2018 e 2019 os estados e Distrito Federal realizaram a construção e aprovação de seus respectivos referenciais curriculares para Educação Infantil e Ensino Fundamental alinhados à BNCC, os quais deveriam contemplar os conteúdos e direitos de aprendizagem presentes na base, mas também deveriam ser inseridas especificidades e necessidades locais na chamada parte diversificada dos currículos. Neste trabalho, por meio da técnica Latent Dirichlet Allocation (LDA), foi feita uma análise de conteúdo dos 27 documentos estaduais e da BNCC para identificação dos tópicos mais relevantes de cada material. Foi possível observar que existem pequenas diferenças de tópicos entre os documentos, porém, em linhas gerais, não são muito diferentes entre si e as características regionais típicas dos estados não aparecem como tópico relevante em nenhum documento, o que pode parcialmente ser explicado pelo fenômeno de isomorfismo mimético, considerando as discussões e cenário de incertezas durante a construção dos currículos. Como consta na resolução nº 2 de 2017 do CNE/CP, a BNCC e os referenciais estaduais podem passar por um processo de revisão a partir de 2024, sendo assim existe uma oportunidade para os dirigentes educacionais para melhorias e maior destaque para a parte diversificada nos currículos de seus entes federativos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.programMestrado profissional em Administração Pública (Andifes)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectLDApt_BR
dc.subjectModelagem de tópicospt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdopt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectTopic modelingpt_BR
dc.subjectContent analysispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleOs referenciais curriculares estaduais para educação infantil e ensino fundamental alinhados à BNCC: uma análise de conteúdo por meio de modelagem de tópicospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)



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