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Clase: Dissertação
Título : Contribuições para os conceitos financeiros na escola brasileira: análise de livros didáticos das décadas de 1940, 1950 e 1960
Autor(es): Silva, Jorge Eduardo Said da
Orientador: Kistemann Junior, Marco Aurélio
Miembros Examinadores: Giordano, Cassio Cristiano
Miembros Examinadores: Souza, Fabiano dos Santos
Resumo: Minha pesquisa abrange a história dos conceitos financeiros na escola e seus desdobramentos até os dias de hoje, considerando o fato de que em 2023 todas as escolas do Brasil deverão estar adaptadas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e que uma dessas diretrizes trata como tema transversal da Resolução de Problemas dentro do contexto da Educação Financeira. Acredito que a independência financeira deva começar a ser construída desde cedo, nos primeiros anos de vida, por isso almejo que minha pesquisa possa contribuir para que cada vez mais alunos e professores tenham acesso a informações que os permitam ter o embasamento para suas futuras decisões financeiras, sempre com muita criticidade, planejamento e gestão dos recursos disponíveis. Com o apoio do referencial teórico-metodológico da História Cultural, procuro articular a pesquisa sobre Educação Financeira Escolar e a História da Educação Matemática, realizando uma investigação sobre a importância dos conceitos financeiros na vida dos alunos das escolas públicas. Em minha dissertação, faço a análise do conjunto de práticas pedagógicas que colaboraram para expansão de conceitos financeiros no currículo da matemática escolar, compreendo as práticas sociais e econômicas que contribuíram para o ensino de matemática financeira nos livros didáticos de Matemática das décadas de 1940, 1950 e 1960 e o que motivou o crescente destaque da Educação Financeira nas escolas brasileiras no século XXI.
Resumen : My research covers the history of financial concepts in schools and their developments to this day, considering the fact that in 2023 all schools in Brazil must be adapted to the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC), and that one of these guidelines treats Problem Solving as a transversal theme within the context of Financial Education. I believe that financial independence should begin to be built from an early age, in the first years of life, which is why I hope that my research can contribute so that more and more students and teachers have access to information that allows them to have the basis for their future financial decisions, always with great criticality, planning and management of available resources. With the support of the theoretical-methodological framework of Cultural History, I seek to articulate research on School Financial Education and the History of Mathematics Education, carrying out an investigation into the importance of financial concepts in the lives of public school students. In my dissertation, I analyze the set of pedagogical practices that contributed to the expansion of financial concepts in the school mathematics curriculum, understanding the social and economic practices that contributed to the teaching of financial mathematics in Mathematics textbooks from the 1940s and 1950s and 1960 and what motivated the growing prominence of financial education in Brazilian schools in the 21st century.
Palabras clave : Educação matemática
História da educação matemática
História da educação financeira escolar
Ensino fundamental
Livros didáticos
Mathematics education
History of mathematics education
History of school financial education
Elementary school
Didatic books
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16795
Fecha de publicación : 27-sep-2023
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



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