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dc.contributor.advisor1Kistemann Junior, Marco Aurélio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0321706175094911pt_BR
dc.contributor.referee1Giordano, Cassio Cristiano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1005379144784841pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Fabiano dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorSilva, Jorge Eduardo Said da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6546824450574916pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-15T11:09:43Z-
dc.date.available2024-06-28-
dc.date.available2024-07-15T11:09:43Z-
dc.date.issued2023-09-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16795-
dc.description.abstractMy research covers the history of financial concepts in schools and their developments to this day, considering the fact that in 2023 all schools in Brazil must be adapted to the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC), and that one of these guidelines treats Problem Solving as a transversal theme within the context of Financial Education. I believe that financial independence should begin to be built from an early age, in the first years of life, which is why I hope that my research can contribute so that more and more students and teachers have access to information that allows them to have the basis for their future financial decisions, always with great criticality, planning and management of available resources. With the support of the theoretical-methodological framework of Cultural History, I seek to articulate research on School Financial Education and the History of Mathematics Education, carrying out an investigation into the importance of financial concepts in the lives of public school students. In my dissertation, I analyze the set of pedagogical practices that contributed to the expansion of financial concepts in the school mathematics curriculum, understanding the social and economic practices that contributed to the teaching of financial mathematics in Mathematics textbooks from the 1940s and 1950s and 1960 and what motivated the growing prominence of financial education in Brazilian schools in the 21st century.pt_BR
dc.description.resumoMinha pesquisa abrange a história dos conceitos financeiros na escola e seus desdobramentos até os dias de hoje, considerando o fato de que em 2023 todas as escolas do Brasil deverão estar adaptadas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e que uma dessas diretrizes trata como tema transversal da Resolução de Problemas dentro do contexto da Educação Financeira. Acredito que a independência financeira deva começar a ser construída desde cedo, nos primeiros anos de vida, por isso almejo que minha pesquisa possa contribuir para que cada vez mais alunos e professores tenham acesso a informações que os permitam ter o embasamento para suas futuras decisões financeiras, sempre com muita criticidade, planejamento e gestão dos recursos disponíveis. Com o apoio do referencial teórico-metodológico da História Cultural, procuro articular a pesquisa sobre Educação Financeira Escolar e a História da Educação Matemática, realizando uma investigação sobre a importância dos conceitos financeiros na vida dos alunos das escolas públicas. Em minha dissertação, faço a análise do conjunto de práticas pedagógicas que colaboraram para expansão de conceitos financeiros no currículo da matemática escolar, compreendo as práticas sociais e econômicas que contribuíram para o ensino de matemática financeira nos livros didáticos de Matemática das décadas de 1940, 1950 e 1960 e o que motivou o crescente destaque da Educação Financeira nas escolas brasileiras no século XXI.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectHistória da educação matemáticapt_BR
dc.subjectHistória da educação financeira escolarpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectHistory of mathematics educationpt_BR
dc.subjectHistory of school financial educationpt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subjectDidatic bookspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleContribuições para os conceitos financeiros na escola brasileira: análise de livros didáticos das décadas de 1940, 1950 e 1960pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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