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Tipo: Dissertação
Título: "Dá medo é de ser descoberto!": Vivências de prazer e sofrimento no trabalho de trabalhadores neurodivergentes
Autor(es): Guedes, Isabelle Carla Marques
Primeiro Orientador: Costa, Débora Vargas Ferreira
Membro da banca: Ferreira, Victor Cláudio Paradela
Membro da banca: Domingues Júnior, Paulo Lourenço
Membro da banca: Freitas, Fábio Cardoso de
Resumo: O trabalho possui um lugar significante na realidade dos indivíduos e compreender a vivência de trabalhadores neurodivergentes é ainda muito desafiador por se tratar de um assunto ainda pouco explorado. Este estudo tem como objetivo compreender como têm sido as vivências de prazer e sofrimento dos trabalhadores neuroatípicos em seus ambientes de trabalho. As teorias utilizadas versam sobre a psicodinâmica do trabalho e a neurodivergência. Por meio de uma abordagem qualitativa e a coleta de dados realizada por entrevistas narrativas, participaram deste estudo vinte indivíduos com diagnóstico médico ou psicanalítico de neurodivergência aqui elencados sob os laudos de Transtorno do Espectro do Autismo, Dislexia, Déficit de Atenção e Hiperatividade e Tourette, brasileiros, com maior idade civil e comprovada experiência de trabalho. As descobertas deste estudo abrem espaço de conversa sobre a neurodivergência no trabalho e os desafios encontrados na constante necessidade de adequação ao ambiente, na sobrecarrega de sua saúde mental, no medo de serem descobertos e do estereótipo. Concomitante, este estudo evidencia o poder do reconhecimento no desempenho de neurodivergentes, o bom desenvolvimento dos mesmos em atividades desafiadoras e quando bem integrados a potencialidade de suas características como vantagens competitivas.
Abstract: Work has a significant place in the reality of individuals and understanding the experience of neurodivergent workers is still very challenging as it is a subject that is still little explored. This study aims to understand what the experiences of pleasure and suffering of neuroatypical workers have been like in their work environments. The theories used deal with the psychodynamics of work and neurodivergence. Through a qualitative approach and data collection carried out through narrative interviews, twenty individuals with a medical or psychoanalytic diagnosis of neurodivergence, listed here under the accolades of Autism Spectrum Disorder, Dyslexia, Attention Deficit Hyperactivity Disorder and Tourette's, participated in this study. Brazilians, with higher civil age and proven work experience. The findings of this study open up space for conversation about neurodivergence at work and the challenges encountered in the constant need to adapt to the environment, the burden on their mental health, the fear of being discovered and stereotype. At the same time, this study highlights the power of recognition in the performance of neurodivergent people, their good development in challenging activities and, when well-integrated, the potential of their characteristics as competitive advantages.
Palavras-chave: Desenvolvimento neurológico atípico
Trabalhadores neuroatípicos
Neurodiversidade
Psicodinâmica do trabalho
Atypical neurological development
Neuroatypical workers
Neurodiversity
Psychodynamics of work
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Programa: Mestrado Acadêmico em Administração
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16747
Data do documento: 7-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Administração (Dissertações)



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