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Tipo: Dissertação
Título: Caixa escolar: uma análise da gestão de pessoas e prestação de contas em Belo Horizonte
Autor(es): Pereira, Rosa Vani
Primeiro Orientador: Souza, Elisabeth Gonçalves de
Membro da banca: Ferreira, Victor Cláudio Paradela
Membro da banca: Dulci, João Assis
Resumo: Este trabalho pretende analisar a gestão da Caixa Escolar em Belo Horizonte, tendo como foco a gestão de pessoas e a prestação de contas. A escolha destes dois aspectos da gestão da Caixa Escolar justifica-se pelo fato de que são os aspectos apontados pelos diretores, de maneira recorrente, como os mais desafiadores do exercício de sua função. O estudo que ora se apresenta demonstrou que a Caixa Escolar é uma importante instância educacional para prover a escola de bens, serviços e projetos necessários para a garantia de aprendizagem dos estudantes. No entanto, sua gestão absorve um tempo considerável do cotidiano dos diretores escolares, relegando o aspecto pedagógico a um segundo plano. Para realizar o estudo proposto foram entrevistados diretores e outros sujeitos envolvidos com o cotidiano da gestão da Caixa Escolar, além de analisados documentos oficiais e a legislação pertinente. A partir dos resultados obtidos, pode-se apreender que é importante que se mantenha a formalidade nos atos administrativos e de investimento de recursos, mas há também a necessidade de mudanças relativas a procedimentos de gestão da Caixa Escolar, de maneira que a execução desta atividade não absorva todo o tempo de trabalho do diretor. Ao final da pesquisa, foi elaborado um plano de intervenção, com vistas a aprimorar a gestão da Caixa Escolar. Entre as propostas apresentadas estão: a formação continuada de diretores e gestores administrativo-financeiros, alterações nos processos de gestão de pessoas contratadas pela Caixa Escolar e, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação, a redefinição de papéis e procedimentos da Gerência responsável pelo controle administrativo e financeiro das Caixas Escolares no Município.
Abstract: lt is intended, in this paper, to analyze the management of the School Fund in Belo Horizonte, focusing on people management and accountability. The choice of these two aspects of the management of the School Fund is justified by the fact that they are the aspects appointed, on a recurring basis, by the principais as the most challenging of the exercise of their function. The study presented here shows that School Fund is an important educational forum for providing the schools of goods, services and projects necessary for learning assurance of the students. However, the management of it absorbs a considerable time the daily life of the school principais relegating the pedagogical aspect to the background. To accomplish the proposed study were interviewed principais and people involved with the daily management of the School Fund, in addition to analysis of documents and relevant legislation. From the results it was noticed that it is important to keep the formality of administrative acts and resource investment, however, there is also the need for change on the School Fund management procedures so that the execution of this activity does not absorb the working time of the principais. At the end of the research was elaborated an action plan in orderto improve the management of the School Fund. Among the proposals are: the continuing education of principais and financial administrative managers, changes in people management processes employed by the School Fund and, under the Municipal Education, the redefinition of roles and procedures by the Management responsible for administrative and financial control of School Funds in the city.
Palavras-chave: Gestão
Caixa escolar
Prestação de contas
Trabalhadores contratados
Diretor de escola
Management
School
Fund
Accountability
Hired
Workers
School director
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16728
Data do documento: 26-Fev-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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