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Tipo: Dissertação
Título: Fluxos híbridos multilaterais e os influenciadores digitais: do surgimento à Bianca Andrade, no BBB20
Autor(es): Almeida, Thaiana Alves de
Primeiro Orientador: Viera, Soraya Maria Ferreira
Membro da banca: Coutinho, Iluska Maria da Silva
Membro da banca: Terra, Carolina Frazon
Resumo: A cultura digital, sobretudo a partir da evolução qualitativa da web 2.0, nos conduziu à sociedade das plataformas e das redes sociais digitais. Neste ambiente, em que produtores e consumidores de conteúdo se confundem, emergem os dois fenômenos que serão abordados nesta pesquisa: os fluxos comunicacionais e os influenciadores digitais. Ao propor correlacionar fluxos com influenciadores, buscamos compreender os atravessamentos da comunicação contemporânea, suas dinâmicas e consequências. Comunicar em fluxo corresponde à prática de expandir linguagens e narrativas nas mais variadas mídias e plataformas – apropriando-se das dinâmicas de cada uma delas – em um ecossistema de influência mútua. Já os influenciadores digitais são profissionais de comunicação, em franco crescimento, movimentando o mercado e gerando grandes audiências engajadas. Tendo como ponto de partida o fato de que os influenciadores digitais estão ocupando cada vez mais espaços para além das mídias digitais, essa pesquisa propõe, através da análise de conteúdo, pesquisa documental e revisão bibliográfica, fazer uma investigação sobre as dinâmicas dos fluxos comunicacionais no surgimento desses profissionais e na prática de influência atual. Entretanto, primeiro o estudo se ocupará em entender como são as dinâmicas contemporâneas desses fluxos comunicacionais, se expandido e reconfigurando nos mais variados formatos, mídias e plataformas. O recorte dessa pesquisa será o programa Big Brother Brasil 20 (2020), quando ocorreu a inclusão de influenciadores, e as estratégias adotadas pela participante Bianca Andrade (que contemplou ações para televisão, feed do seu Instagram e feed do Instagram da sua marca – Boca Rosa Beauty – de forma simultânea).
Abstract: Digital culture, especially since the qualitative evolution of web 2.0, has led us to the society of digital platforms and social networks. In this environment, in which content producers and consumers are confused, two phenomena that will be addressed in this research emerge: communication flows and digital influencers. By proposing to correlate flows with influencers, we seek to understand the crossings of contemporary communication, its dynamics and consequences. Communicating in flow corresponds to the practice of expanding languages and narratives in the most varied media and platforms – appropriating the dynamics of each one of them – in an ecosystem of mutual influence. Digital influencers, on the other hand, are fastgrowing communication professionals, moving the market and generating large engaged audiences. Taking as a starting point the fact that digital influencers are increasingly occupying spaces beyond digital media, this research proposes, through content analysis, documentary research and bibliographical review , to investigate the dynamics of communication flows in the emergence of these professionals and in the current practice of influence. However, the study will first be concerned with understanding the contemporary dynamics of these communication flows, which have expanded and reconfigured themselves in a wide variety of formats, media and platforms. The focus of this research will be the Big Brother Brasil 20 programme (2020), when influencers were included as contestants, and the strategies adopted by Bianca Andrade (which included actions for television, her Instagram feed and the Instagram feed of her brand – Boca Rosa Beauty – simultaneously).
Palavras-chave: Fluxo
Influenciadores digitais
Big Brother Brasil
Instagram
Bianca Andrade
Flow
Digital influencers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16724
Data do documento: 13-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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