https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16714
Tipo: | Dissertação |
Título: | Da merenda ao biogás: desvendando a sustentabilidade na escola com decomposição criativa |
Autor(es): | Batista, Rafael Machado Serafim |
Primeiro Orientador: | Bizarro, Heloisa D`Avila da Silva |
Membro da banca: | Nunes, Renato Moreira |
Membro da banca: | Nunes, Camila Ramos de Oliveira |
Resumo: | Inúmeras são as dificuldades ao longo do processo de ensino, e a desmotivação por parte dos discentes é observada quando os profissionais da educação assumem como norteadores bases ou resquícios do ensino tradicional. Assim se faz necessário buscar alternativas que possibilitem um ensino científico, integral, com protagonismo dos alunos. Nesse sentido o presente trabalho se propôs a desenvolver uma sequência didática destinada a viabilizar a execução de atividades com caráter investigativo, por meio da construção de um biodigestor, com o intuito de explorar conceitos de sustentabilidade no Ensino Médio, com foco na reutilização de matéria orgânica, visando a possibilidade de produção de biogás após o processo de decomposição. Essa sequência didática foi desenvolvida com alunos da última etapa do Ensino Médio da modalidade de Jovens e Adultos, distribuída ao longo de sete etapas/aulas, com duração de cinquenta minutos cada. Ao longo de sua aplicação, uma espécie de “diário de bordo” foi produzido com a finalidade de registrar curiosidades, questionamentos, dúvidas, que surgiram ao longo de seu desenvolvimento. Ao fim da aplicação da atividade foi realizada uma análise qualitativa levando em consideração a observação e vivência no decorrer do processo. Evidenciou-se uma melhora no entendimento dos alunos sobre sustentabilidade e decomposição de resíduos orgânicos. O interesse e a satisfação dos alunos indicam a pertinência de incorporar mais atividades práticas e com caráter investigativo no ambiente educacional. Além da importância de integrar mais atividades específicas de desenvolvimento de habilidades de pesquisa e coleta de dados ao currículo escolar. Em suma, esta proposta alcançou com êxito seus objetivos, ofereceu aos alunos uma experiência prática e significativa no âmbito da sustentabilidade e também pavimentou o caminho para futuras abordagens inovadoras e interdisciplinares no ensino de Biologia no Ensino Médio. |
Abstract: | Numerous challenges arise throughout the teaching process, and student demotivation is observed when education professionals adopt traditional teaching methods as guiding principles. Therefore, it is necessary to seek alternatives that enable a comprehensive, student-centered scientific education. In this sense, the present study aimed to develop a didactic sequence designed to facilitate the execution of investigative activities through the construction of a biodigester. The goal was to explore sustainability concepts in high school, focusing on the reuse of organic matter with the potential production of biogas after the decomposition process. This didactic sequence was implemented with students in the final stage of high school in the Youth and Adult Education modality, spanning seven sessions/classes, each lasting fifty minutes. Throughout its implementation, a kind of "logbook" was produced to record curiosities, questions, and doubts that arose during its development. At the end of the activity, a qualitative analysis was conducted, considering observations and experiences throughout the process. An improvement in students' understanding of sustainability and the decomposition of organic waste was evident. The students' interest and satisfaction indicate the relevance of incorporating more practical and investigative activities in the educational environment. Additionally, there is a recognition of the importance of integrating more specific activities for developing research skills and data collection into the school curriculum. In summary, this proposal successfully achieved its objectives, providing students with a practical and meaningful experience in the realm of sustainability. It also paved the way for future innovative and interdisciplinary approaches in high school Biology education |
Palavras-chave: | Sustentabilidade Decomposição Biodigestor Investigativo Sustainability Decomposition Biodigester Investigative |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICB – Instituto de Ciências Biológicas |
Programa: | Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF) |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16714 |
Data do documento: | 2-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons