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Tipo: Dissertação
Título: Criação de um almanaque com histórias em quadrinhos e atividades diversificadas para o ensino de genética mendeliana
Autor(es): Cipriani, Juliana Eulalia Dessupoio
Primeiro Orientador: Macêdo, Simone Moreira de
Membro da banca: Pereira, Michele Munck
Membro da banca: Pereira Júnior, Olavo dos Santos
Resumo: No ensino médio enfrenta-se uma grande dificuldade que é fazer com que os alunos sejam sujeitos ativos no aprendizado, isso porque as metodologias tradicionais, que são comumente aplicadas, geralmente envolvem aulas onde o professor é o protagonista do processo. Este cenário, nem sempre favorece o ensino de assuntos complexos e pode, muitas vezes, causar desmotivação nos estudantes. A genética mendeliana é considerada, muitas vezes, um assunto de difícil compreensão, no entanto, ela é essencial na assimilação de outros temas como: evolução, biologia celular e ecologia. Para tornar esse conteúdo mais atrativo e de fácil entendimento, este projeto teve como objetivo elaborar uma sequência didática diferenciada, e criar, juntamente com os alunos, uma revista no formato almanaque, com atividades lúdicas e histórias em quadrinhos. O projeto foi desenvolvido na Escola Estadual Duque de Caxias, em Juiz de Fora (MG), com uma turma do 3º ano do Ensino Médio. A sequência didática aplicada, ocorreu em 8 encontros, cada um deles com 2 aulas. Neles foram utilizados recursos para atrair e motivar os alunos a participarem como: uso de diálogo franco, acessível e afetivo entre professora e estudantes, uso de aplicativos digitais, vídeos, experimentos e participação direta dos estudantes na produção de histórias em quadrinhos, textos, personagens e atividades lúdicas. As histórias e atividades foram desenvolvidas de forma colaborativa entre discentes e docentes e serviram de base para a construção de um material paradidático: o almanaque “Bioervilhas”. Acredita-se que o uso dessa sequência didática e a produção do almanaque, foi capaz de auxiliar no aprendizado de genética mendeliana e aumentou a motivação e participação dos alunos. Além de ter propiciado mais protagonismo aos alunos, auxiliando no desenvolvimento da criatividade e interesse durante o processo de ensino aprendizagem. Ademais, vimos que o uso de um diálogo franco entre docente e discentes e a afetividade entre as partes, promoveu maior liberdade na expressão de opiniões por parte dos alunos e auxiliou em despertar o interesse no estudo, na participação durante as aulas e na execução das atividades propostas. O almanaque Bioervilhas é um recurso a mais, que poderá ser utilizado por outros professores, para auxiliar no ensino de genética e está disponível de forma gratuita no Instagram: @bio_ervilhas.
Abstract: In high school, there is a great difficulty in making students active in learning, because traditional methodologies, which are commonly applied, generally involve classes where the teacher is the protagonist of the process. This scenario does not always favor the teaching of complex subjects and can often cause demotivation in students. Mendelian genetics is often considered a difficult subject to understand, however, it is essential in the assimilation of other topics such as: evolution, cell biology and ecology. To make this content more attractive and easier to understand, this project aimed to develop a differentiated didactic sequence, and create, together with the students, a magazine in almanac format, with playful activities and comic books. The project was developed at the Duque de Caxias State School in Juiz de Fora (MG), with a 3rd year high school class. The didactic sequence applied took place in 8 meetings, each with 2 classes. In them, resources were used to attract and motivate students to participate, such as: use of frank, accessible and affective dialogue between teacher and students, use of digital applications, videos, experiments and direct participation of students in the production of comic books, texts, characters and recreational activities. The stories and activities were developed collaboratively between students and teachers, which served as the basis for the construction of a teaching material: the “Bioervilhas” almanac. It is believed that the use of this didactic sequence and the production of the almanac was able to assist in learning Mendelian genetics and increased student motivation and participation. In addition to providing more protagonism to students, helping to develop creativity and interest during the teaching-learning process. Furthermore, we saw that the use of frank dialogue between teachers and students and affection between the parties promoted greater freedom in the expression of opinions on the part of students and helped to awaken interest in studying, participating during classes and, and carrying out proposed activities. The Bioervilhas almanac is an additional resource that can be used by other teachers to assist in teaching genetics and is available for free on Instagram: @bio_ervilhas.
Palavras-chave: Atividades lúdicas
Biologia
Ensino de genética
Aplicativos digitais
Playful activities
Biology
Teaching genetics
Digital applications
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICB – Instituto de Ciências Biológicas
Programa: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16712
Data do documento: 25-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)



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