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Tipo: Tese
Título: Formação continuada de professores como espaço de construção de saberes docentes sobre os direitos humanos por meio de narrativas
Autor(es): Ferreira, Flávia Marina Moreira
Primeiro Orientador: Jácome, Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis
Membro da banca: Barcelos, Ana Maria Ferreira
Membro da banca: Carnin, Anderson
Membro da banca: Silva, Marta Cristina da
Membro da banca: El-Jaick, Ana Paula Grillo
Resumo: Esta pesquisa de doutorado se caracteriza como um estudo qualitativo e interpretativista, inserido no campo da Linguística Aplicada Indisciplinar. Neste trabalho busco criar inteligibilidades sobre questões que envolvem a linguagem e as pessoas socialmente marginalizadas, como os estudantes negros, lgbtqi+, pobres, indígenas dentre outros conforme apontado em narrativas docentes. Além da Linguística Aplicada Indisciplinar, me afilio também aos estudos sobre a formação continuada de professores de línguas (MASTRELLA-DE-ANDRADE, 2020; SILVA, 2020; SÜSSEKIND E COUBE, 2020), aos letramentos (STREET, 2014; COLLINS, 2015; SILVA, 2019) em uma perspectiva decolonial (MIGNOLO, 2017; BERNARDINO-COSTA, MALDONADO-TORRES, GROSFOGUEL, 2019) e as narrativas na formação docente (BARCELOS, 2006; 2020; BAMBERG; GEORGAKOPOULOU, 2008; DE FINA, 2015; CADILHE, 2020; GOMES, 2020). Nesta pesquisa, tive como objetivo geral analisar a trajetória de três professores de escolas públicas em eventos de formação continuada sobre Letramentos e Educação em Direitos Humanos por meio de narrativas que funcionaram como dispositivo de reflexão epistêmica. A geração de dados ocorreu através da gravação de dezoito encontros de formação continuada de professores (doravante, FC) via Google Meet, cujas narrativas foram colocadas sob escrutínio. Além das narrativas, também analisei os projetos de letramento elaborados pelos docentes participantes desta pesquisa e utilizei notas de campo. Os dados analisados indicam que os direitos humanos não são amplamente considerados nas instituições de ensino e que por isso as escolas reproduzem as colonialidades do Ser, do Saber e do Poder (MALDONADO-TORRES, 2019) existentes em nossa sociedade. Em relação à trajetória de participação dos docentes nos encontros de FC, foi possível perceber a importância dos encontros para os professores enquanto espaço de diálogo e destaco ainda o papel das narrativas como dispositivo de reflexão epistêmica na formação continuada docente.
Abstract: This research aims to analyze, through narratives, the trajectory of three public school teachers in continued teacher education process events about Literacy and Human Rights Education. It is characterized as a qualitative and interpretive study in the field of indisciplinary Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006). In this study, I seek to create intelligibility on issues that involve language use and marginalized people, such as black, LGBTQI+, poor and indigenous students. In addition to indisciplinary Applied Linguistics, this research is also affiliated with studies on the continued teacher education area (MASTRELLA-DE-ANDRADE, 2020; SILVA, 2020; SÜSSEKIND E COUBE, 2020), literacy in a decolonial perspective (STREET, 2014; COLLINS, 2015; MIGNOLO, 2017; BERNARDINO-COSTA, MALDONADO-TORRES, GROSFOGUEL, 2019; SILVA, 2019;) and narratives in teacher education (BARCELOS, 2006; 2020; BAMBERG; GEORGAKOPOULOU, 2008; DE FINA, 2015; CADILHE , 2020; GOMES, 2020). Narratives were used as a data generating instrument and also as a device for epistemic reflection. Data generation took place through the recording of eighteen continued teacher education events, in which I analyzed the narratives that were made by teachers during the meetings. In addition to the narratives, I also used field notes performed during the process of data generation and analyzed the literacy projects created by the teachers who participated in this research. The data analyzed indicate that human rights are not considered during the teaching and learning processes and, as a result, schools reproduce the coloniality of Being, Knowledge and Power (MALDONADO-TORRES, 2019). In relation to the teachers' trajectory in the meetings, it was possible to observe the importance of the meetings for the teachers as a space of a dialogue, collective construction of knowledge, and professional development. I also highlight the role of narratives as a device for epistemic reflection in teacher education contexts.
Palavras-chave: Formação continuada de professores
Direitos humanos
Narrativas
Continued teacher education
Human rights
Narratives
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16706
Data do documento: 2-Mai-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Linguística (Teses)



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