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Type: Dissertação
Title: A institucionalização de práticas, ferramentas e processos na gestão de serviços e operações no turismo: um estudo em museus de Juiz de Fora
Author: Tone, Raphaella de Lima Alvarenga
First Advisor: Pimentel, Thiago Duarte
Referee Member: Pimentel, Mariana Pereira Chaves
Referee Member: Xavier, Wescley Silva
Resumo: O turismo é um fenômeno complexo e ímpar para fomentar muitas economias globalmente. Seu desenvolvimento, assim como o dos atores de sua cadeia produtiva, é essencial para o processo produtivo ser adequado ao cenário e ao público-alvo. A gestão de operações surge, justamente, como forma de tornar a cadeia e os processos mais eficazes e eficientes, deixando o produto com maior valor agregado e diminuindo possíveis gastos e recursos não essenciais. Já a Teoria Institucional coloca a parte estrutural socialmente construída no contexto da instituição como forma de complementar a análise dos processos. Desta forma, a combinação dos estudos é um diferencial na gestão, devido ao fato de conciliar a perspectiva funcional e analítica na compreensão das organizações. Os museus são um dos componentes do sistema turístico e, assim como esse sistema, merecem uma atenção quanto a sua gestão, visto que é possível identificar lacunas operacionais e um subaproveitamento do potencial de instituições museológicas. Com o objetivo de diagnosticar as práticas de gestão em museus de Juiz de Fora, identificando possíveis formas de potencializar a gestão, foi realizada uma pesquisa documental, lexical e de campo para atingir o objetivo da pesquisa. Assim, primeiramente foi realizado um estudo para identificar quais dos vinte e um museus da cidade possuíam plano museológico, instrumento de gestão mais completo e ideal para um museu. Depois, uma análise documental e lexical foram feitas em quatro museus selecionados, o que possibilitou perceber que mesmo detendo um instrumento de gestão o mesmo não era em todos os casos completo e atualizado. Foi realizado um questionário com o público (moradores ou não da cidade) e com os funcionários dos museus, o que possibilitou entender a atual percepção sobre os museus de diferentes ângulos. Foram também realizadas entrevistas com os gestores para compreender um pouco da gestão e do cenário da instituição, dentre os resultados cabe destaque para a escassez de recursos financeiros e humanos apontada. Ao final foi permitido inferir que as práticas de gestão de operações dos museus da cidade são incipientes e nos casos mais avançados ainda há espaço de melhoria. A aplicação do sistema Planejamento e Controle da Produção foi apontada como forma de potencializar a gestão dos museus, a fim de conseguir um visitante/cliente final mais satisfeito e um conjunto de atores e fatores mais favoráveis para a execução do turismo na cidade.
Abstract: Tourism is a complex and unique phenomenon that stimulates many economies globally. Its development, as well as that of the players in its production chain, is essential if the production process is to be suited to the scenario and the target audience. Operations management arises precisely as a way of making the chain and the processes more effective and efficient, leaving the product with greater added value and reducing possible expenses and non-essential resources. Institutional Theory, on the other hand, places the socially constructed structural part in the context of the institution as a way of complementing the analysis of the processes. In this way, the combination of these studies is a differential in management, because it reconciles the functional and analytical perspectives in understanding organizations. Museums are one of the components of the tourism system and, like this system, deserve attention in terms of their management, since it is possible to identify operational gaps and underutilization of the potential of museum institutions. With the aim of diagnosing management practices in museums in Juiz de Fora and identifying possible ways of improving management, a documentary, lexical and field study was carried out to achieve the research objective. Therefore, first a survey was carried out to identify which of the city's 21 museums had a museum plan, the most complete and ideal management tool for a museum, then a documental and lexical analysis was carried out on four selected museums, which made it possible to see that even though they had a management tool, it was not complete and up-to-date in all cases. A questionnaire was carried out with the public (whether they lived in the city or not) and with museum employees, which made it possible to understand the current perception of museums from different perspectives. Interviews were also carried out with the managers in order to understand a little about the institution's management and scenario. Among the results, the shortage of financial and human resources was highlighted. In the end, it was possible to infer that the operations management practices of the city's museums are incipient and in the most advanced cases there is still room for improvement. The application of the Production Planning and Control system was pointed out as a way of boosting museum management in order to achieve a more satisfied visitor and a more favorable set of actors and factors for tourism in the city.
Keywords: Museus
Gestão
Turismo
Juiz de Fora
Museums
Management
Tourism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Program: Mestrado Acadêmico em Administração
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16704
Issue Date: 23-Feb-2024
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