https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/166
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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diegopereirarezende.pdf | 4.27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | “Voyeur Absoluto”: o olhar e a prótese |
Autor(es): | Rezende, Diego Pereira |
Primeiro Orientador: | Silveira Junior, Potiguara Mendes da |
Membro da banca: | Alvarenga, Nilson Assunção |
Membro da banca: | Alonso, Aristides Ledesma |
Resumo: | Investigação sobre o “olhar” a partir de três deslocamentos teóricos: do retiniano ao conceitual, do Ser ao Haver e do “olhar” ao “voyeur”. O primeiro deslocamento busca o entendimento do flerte entre “olhar” e “imagem” segundo alguns escritores e filósofos do século XX. Isto atrelado à abordagem do processo de criação de determinados fotógrafos cegos ao redor do mundo: Evgen Bavcar, Pete Eckert, Gerardo Nigenda, Rosita McKenzie e do “Seeing with Photography Collective”, além das experiências vendadas do artista mineiro Cao Guimarães. Já o segundo movimento descreve a perspectiva teórica da Nova Psicanálise, criada em 1986, por MD Magno. Articulando, assim, à investigação sobre o “olhar”, algumas concepções da teoria: Haver e não-Haver, Cais Absoluto (termo de Fernando Pessoa), Prótese, Solércia, Mal-estar, Ato Poético e Cinco Impérios (Creodo Antrópico). Para, a partir disso, pensar a referência ao conceito de “indiferenciação” como possibilidade de criação de novas tecnologias visuais no século XXI, que vinculem neurociência, cosmologia, física quântica etc. E, em um terceiro passo, há o deslocamento da concepção do “olhar” para a do “voyeur” – a investidura do “olhante” como Tesão –, baseada na obra de Marcel Duchamp. Logo, a definição buscada aqui de “Voyeur Absoluto” (termo de Evgen Bavcar) é o resultado deste “Parangolé” (como descreve a Nova Psicanálise), da transa obtida nestes deslocamentos. O interesse, portanto, está no percurso, no movimento, no transe, na “indiferenciação” do “olhar” com o desígnio de refletir sobre um “voyeur protético”, análogo à Prótese inicial (abismo originário), que é anterior às oposições que se manifestam no campo do Ser (sujeito e objeto, corpo e mente, visível e invisível, luz e escuridão etc). |
Abstract: | Investigation into the “gaze” according to three theoretical movements: from retinal to conceptual, from Being to “Haver” and from “gaze” to “voyeur”. The first movement seeks to understand the relation between “gaze” and “image” according to some writers and philosophers of the 20th century associated with the creation process of blind photographers around the world: Evgen Bavcar, Pete Eckert, Gerardo Nigenda, Rosita McKenzie and Seeing with Photography Collective; and also to the blindfolded experiences of the artist Cao Guimarães. The second movement describes the theoretical perspective of New Psychoanalysis, created by MD Magno in 1986, articulating some conceptions of this theory with the investigation into the “gaze”: Haver and não-Haver, Absolute Quay (Fernando Pessoa’s term), Prosthesis, Artifice, Discontentment, Poetic Act and the Five Empires. The reference to the concept of “undifferentiation” is considered as a basic condition of the creation of the 21st century visual technologies that bind neuroscience, cosmology, quantum physics… In the third movement we have the displacement from “gaze” to voyeur based on Marcel Duchamp’s work. So the definition of “Absolute Voyeur” (Evgen Bavcar’s term) is the result of this “Parangolé” (as described by New Psychoanalysis), i.e., of the transaction of these displacements. The interest is in the trajectory, in the trance, in the “undifferentiation” of “gaze” in order to ponder over the conception of a “prosthetic voyeur” analogous to an “initial Prosthesis” (original abyss) which is previous to the oppositions that take place in the realm of Being (subject and object, body and mind, light and darkness, visible and invisible…). |
Palavras-chave: | Comunicação Voyeur Olhar Nova psicanálise Communication Voyeur Gaze New psychoanalysis |
CNPq: | Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Comunicação Visual |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Comunicação Social |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Comunicação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/166 |
Data do documento: | 27-Fev-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Comunicação (Dissertações) |
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