https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16683
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
thiagobasiliolopesbarros.pdf | 4.64 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Afonso, Luís Fernando Crocco | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4713493850919748 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Ana Tércia Monteiro | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4968518760623931 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Bortolossi, Humberto José | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1032454150925984 | pt_BR |
dc.creator | Barros, Thiago Basílio Lopes | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0747194912079248 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-27T16:38:31Z | - |
dc.date.available | 2024-06-25 | - |
dc.date.available | 2024-06-27T16:38:31Z | - |
dc.date.issued | 2024-05-07 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16683 | - |
dc.description.abstract | This work presents useful tools for teaching and learning fractions in Basic Education. Based on the JFractionLab program, 17 activities are proposed to be carried out in GeoGebra through applets that range from the most basic notion of a fraction as part-whole to basic mathematical operations, always seeking to show a geometric interpretation of what is being done. One of the most important pillars used is automatic feedback, responsible for guiding the student to the correct answer, encouraging them to achieve success. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta ferramentas úteis no ensino-aprendizagem de frações na Educacão Básica. Baseado no programa JFractionLab, são propostas 17 atividades a serem realizadas no GeoGebra através de applets que vão desde a noção mais básica de fração como parte-todo até as operações matemáticas básicas, buscando sempre mostrar uma interpretação geométrica sobre o que está sendo feito. Um dos pilares mais importantes utilizados é o feedback automático, responsável por guiar o aluno à resposta correta, estimulando-o a alcançar o sucesso. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICE – Instituto de Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Frações | pt_BR |
dc.subject | Interpretação geométrica | pt_BR |
dc.subject | GeoGebra | pt_BR |
dc.subject | Fractions | pt_BR |
dc.subject | Geometric interpretation | pt_BR |
dc.subject | GeoGebra | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem de frações com applets do GeoGebra | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License