https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16670
Clase: | Tese |
Título : | Do paradigma da exclusão ao paradigma da opressão. Nos interstícios entre trabalho social, economia popular e movimento social |
Autor(es): | Figueira, Clarissa |
Orientador: | Lopes, Jader Janer Moreira |
Co-orientador: | Monceau, Gilles |
Co-orientador: | Lyet, Philippe |
Miembros Examinadores: | Alonso, Patricia Bessaoud |
Miembros Examinadores: | Souza, Maria Zélia Maia de |
Miembros Examinadores: | Tavares, Maria Tereza Goudard |
Miembros Examinadores: | Bergier, Bertrand |
Resumo: | Explorando questões levantadas por profissionais de assistência social que se deparam com os paradoxos da luta contra a exclusão, o ponto de partida desta pesquisa é a invisibilidade da economia popular de recuperação e revenda de resíduos, conhecida como biffe, na região de Ile-deFrance. No entanto, ela tornou visível uma rede que está se expandindo internacionalmente. As experiências dos biffins foram colocadas em diálogo com as do Movimento Nacional de Recicladores de Materiais Recicláveis no Brasil e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Brasil. As estratégias individuais e coletivas em jogo nesses espaços de produção e reprodução da vida, à distância do trabalho social institucionalizado, são analisadas por meio de uma estrutura teórica multirreferencial que combina análise institucional, epistemologias do Sul e geografia social. Uma co-supervisão com uma universidade brasileira ajudou a reequilibrar uma das características desse projeto, que é o fato de ele estar situado em uma linha histórica de exclusão entre dois continentes. A desnaturalização do olhar assim produzida foi reforçada pelo lugar dado aos atores em uma metodologia indutiva e colaborativa para uma análise que dá um lugar significativo aos seus pontos de vista, dando a ver uma parte do que é construído e vivenciado nesses coletivos. A viagem teve um papel fundamental na mudança de foco para um quadro de referência diferente, longe do paradigma da exclusão que predomina na França. Descobri o paradigma brasileiro da opressão nas raízes dos dois movimentos sociais brasileiros envolvidos, por meio da influência da teologia da libertação e da pedagogia do oprimido de Paulo Freire. A dimensão política das atividades dos coletivos desafia diretamente o trabalho social instituído na França. Pensar na luta contra a exclusão como um paradigma possibilitou mostrar sua tendência a atribuir a seus beneficiários uma posição social desfavorecida, em uma circularidade de práticas de trabalho social que reforçam exatamente aquilo contra o que deveriam estar lutando. A resistência das pessoas envolvidas mostrou que esse paradigma não é universal. Ele produz não apenas indivíduos isolados que perderam o rumo, mas também grupos que estão reconstruindo suas identidades. Surpreendentemente, o "analisador vida" revela duas organizações aparentemente antagônicas. Nas instituições dominadas pelo paradigma da exclusão, a vida parece já ter sido escrita por projetos e mecanismos, enquanto nos movimentos baseados no paradigma da opressão, ela parece estar sendo escrita coletivamente. |
Resumen : | Exploring the issues faced by asocial work professional confronted with the paradoxes of the fight against exclusion, the starting point for this research is the invisibilization of the popular economy of waste recovery and resale, known as biffe, in the Ile-de-France region. However, it has made visible a network that is expanding internationally. The experiences of the biffins were put into dialogue with those of the National Movement of Recyclers of Recyclable Materials in Brazil and the Landless Rural Workers Movement in Brazil. The individual and collective strategies at play in these spaces of production and reproduction of life, at a distance from institutionalised social work, are analysed using a multi-referential theoretical framework combining institutional analysis, epistemologies of the South and social geography. A co-supervision with a Brazilian university has helped to rebalance one of the characteristics of this project, which is that it is situated on a historical line of exclusion between two continents. The denaturalisation of the gaze thus produced was reinforced by the place given to the actors in an inductive and collaborative methodology for an analysis that gives a significant place to their points of view, giving a glimpse of part of what is constructed and experienced in these collectives. The trip played a key role in shifting the focus to a different frame of reference, away from the paradigm of exclusion that dominates in France. I discovered the Brazilian paradigm of oppression in the roots of the two Brazilian social movements involved, through the influence of liberation theology and Paulo Freire's pedagogy of the oppressed. The political dimension of the collectives' activities directly challenges the established social work in France. Thinking of the fight against exclusion as a paradigm has helped to show its tendency to assign its recipients to an underprivileged social position in a circularity of social work practices that reinforce what they are supposed to be fighting against. Resistance from those involved has shown that this paradigm is not universal. It not only produces isolated individuals who are losing their bearings, but also groups rebuilding their identities. Surprisingly, the "life analyser" reveals two seemingly antagonistic organisations. In institutions dominated by the paradigm of exclusion, life seems to have already been written by projects and mechanisms, whereas in movements based on the paradigm of oppression, it seems to be written collectively. |
Palabras clave : | Trabalho social Economia popular Interstício Exclusão Opressão Vida qualificada Social work Popular economy Interstice Exclusion Oppression Qualified life |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Embargado Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16670 |
Fecha de publicación : | 18-dic-2023 |
Aparece en las colecciones: | Doutorado em Educação (Teses) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons