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Tipo: Dissertação
Título: Comunicação e saúde: sentidos, medos e esperanças – uma diagnóstica de cenas discursivas num posto de campanha de prevenção ao câncer de próstata
Autor(es): Leal, Roberta Gray de Souza
Primeiro Orientador: Santana, Wedencley Alves
Membro da banca: Leal, Paulo Roberto Figueira
Membro da banca: Silveira Júnior, Potiguara Mendes da
Membro da banca: Costa, Greciely Cristina da
Resumo: A partir dos pressupostos teóricos da Análise de Discurso (AD), esta pesquisa teve como objetivo compreender o modo como campanhas de Prevenção ao Câncer de Próstata são lidas por homens que atendem à convocação do Ministério da Saúde (MS). Para cumprir os objetivos de pesquisa, foram realizadas 17 entrevistas discursivas em postos de saúde do Município de Juiz de Fora-MG, compondo o que denominamos uma “cena discursiva”, em que são analisados os embates e intrigas entre formações discursivas concorrentes materializadas em textualidades produzidas verbalmente ou não por um determinado grupo de atores sociais. Também foram mobilizados, para efeitos de análises, arquivos de mídia, além das próprias campanhas, como forma de compreender a relação entre memória e cenário discursivo, confrontando-os com a produção-leitura do discurso de convocação do MS efetuada pelos homens entrevistados. Os homens são apontados pela literatura de saúde, bem como pela própria Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH - 2009), como culturalmente ‘arredios aos cuidados com a sua saúde’. Um dos aspectos que mais chamaram a atenção nas entrevistas realizadas ainda num período anterior ao início do mestrado foi a reincidência de um discurso operado por chistes, que, embora provoquem risos em sua brevidade, a contar de suas versões estendidas, desvelam sentidos outros atravessados, muitas das vezes, por formações imaginárias acerca do corpo masculino, da masculinidade, da virilidade e mesmo dos discursos médicos, memória não raro afetada por discursos propagados pela mídia (em sentido amplo). O chiste se apresenta como um mecanismo discursivo que indicia o desequilíbrio de certezas já estabilizadas na estrutura social a respeito daquilo que “é ser um homem”, velando um jogo que envolve dito e não-dito, presente-ausente, encobrindo sentidos outros que, a partir de aprofundamento analítico-discursivo, vão se desnudando. Acreditamos que a resultante dessa leitura possa auxiliar formuladores de políticas públicas e peças de comunicação que visem à saúde a compreender possíveis dissonâncias entre os objetivos das campanhas e modos de adesão do público-alvo.
Abstract: Based on the theoretical assumptions of Discourse Analysis (DA), this research aimed to understand the way in which Prostate Cancer Prevention campaigns are read by men who respond to a call from the Ministry of Health (MS). To fulfill the research objectives, 17 discursive interviews were carried out in health centers in the Municipality of Juiz de Fora, composing what we call a “discursive scene”, in which clashes and intrigues between competing discursive formations materialized in verbally produced textualities are analyzed. or not by a certain group of social actors. Media files were also mobilized for analysis purposes, in addition to the campaigns themselves, as a way of understanding the relationship between memory and discursive scenario, comparing them with the production-reading of the MS convocation speech carried out by the men interviewed. Men are identified by health literature, as well as by the National Policy for Comprehensive Attention to Men's Health (PNAISH - 2009), as culturally 'aloof from taking care of their health'. One of the aspects that drew the most attention in the interviews carried out in a period prior to the beginning of the master's degree was the recurrence of a speech operated by jokes, which, although they provoke laughter in their brevity, considering their extended versions, reveal other crossed meanings, often, through imaginary formations about the male body, of masculinity, virility and even medical discourses, a memory often affected by discourses propagated by the media (in a broad sense). The joke presents itself as a discursive mechanism that indicates the imbalance of certainties already stabilized in the social structure regarding what “it is to be a man”, veiling a game that involves said and unsaid, present and absent, covering up other meanings that, Through analytical-discursive in-depth analysis, they begin to reveal themselves. We believe that the result of this reading can help formulators of public policies and pieces of communication aimed at health to understand possible dissonances between the objectives of the campaigns and ways of adhering to the target audience.
Palavras-chave: Comunicação
Saúde
Homem
Discurso
Chistes
Communication
Health
Man
Discourse
Witz
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16665
Data do documento: 27-Nov-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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