Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16631
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
waldelizaaraujodesouzadelgado.pdf1.33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Morte e vida de Pedros Brasileiros da Silva: jovens, atos infracionais e desafios do trabalho educativo
Author: Delgado, Waldeliza Araújo de Souza
First Advisor: Miranda, Sonia Regina
Referee Member: Martins, André Silva
Referee Member: Lucini, Marizete
Resumo: Morte e vida de Pedros Brasileiros da Silva: jovens, atos infracionais e desafios do trabalho educativo é uma pesquisa caracterizada por um conjunto de histórias entrelaçadas construídas a partir da decisão ética e metodológica de privilegiar a narrativa de jovens cumpridores de medidas socioeducativas acerca de suas vivências e visões de mundo. Partiu-se da seguinte questão investigativa: De que modo tais jovens, ao narrar a vida, veem e podem ver, pela mediação das medidas socioeducativas, outros futuros possíveis para a construção da própria vida? À luz da inspiração na atitude dialógica e na reflexão política engendrada por Paulo Freire, esta pesquisa desejou conferir protagonismo às narrativas dos próprios jovens, secundarizando os grandes fatores estatísticos acerca das relações entre marginalização e infração entre jovens. Ao trazer para a cena investigativa principal a voz de jovens cumpridores de medidas socioeducativas de semiliberdade o trabalho buscou, em última análise, trazer para o debate público, especialmente para professores e professoras que recebem esses jovens em suas salas de aula uma reflexão sobre o compromisso ético e político com a educação e com a possibilidade da mesma (re)construir outros horizontes de expectativas para jovens que têm suas vidas atravessadas pelo binômio segregação econômica e racismo. Também pretende inspirar educadores na perspectiva de ações educativas que sejam a chave para abrir janelas para o mundo, pensando nesses jovens como sujeitos que podem sonhar outros futuros. A construção da empiria utilizada no trabalho pautou-se na conversa com jovens que, em algum momento de suas vidas cumpriram medidas socioeducativas, pela atribuição de ato infracional e esse conjunto de histórias semificcionais é visceralmente atravessado pelo racismo estrutural (Almeida, 2019) sobre o qual foi erguida a sociedade brasileira e que, ainda na atualidade, impõe suas marcas nas vivências de crianças e adolescentes no interior de instituições educacionais, inclusive nas escolas. Uma inspiração em Walter Benjamin (1987) conduziu à apropriação da obra de Jorge Amado – Capitães de Areia (2006) – para a composição de personagens unos e múltiplos designados como Pedros Brasileiros da Silva feita a partir de mônadas de diferentes sujeitos não identificados em virtude de questões relativas à segurança, mas que, pelo trato de inspiração literária, puderam ser mantidos em sua humanidade e historicidade reveladora de uma inscrição socialmente compartilhada. A intenção primordial na construção do trabalho foi a de utilizar uma metodologia humanizadora que nos possibilite escutar os jovens de maneira sensível e olhar para suas histórias de vida e construção de identidades despidos de preconceitos e estigmatização. Com isso, trabalhou-se na perspectiva de contribuir para o melhor entendimento de uma problemática socialmente relevante e que ainda é estudada e prescrita majoritariamente por atores exteriores ao campo da Educação e que, ao estabeleceram ações normativas, o fazem à luz de perspectivas predominantemente emanadas do campo do Direito ou da Psicologia. Nesse sentido, trata-se de uma pesquisa preocupada em tematizar as medidas socioeducativas para jovens à luz do entendimento do campo teórico e empírico da pesquisa educacional. Desse modo, buscou-se ouvir jovens egressos do sistema socioeducativo sobre suas sociabilidades; colocar na mesa de debates a problemática sobre como o campo da educação enfrenta o campo controverso das medidas socioeducativas no Brasil; perceber as motivações e desejos dos jovens envolvidos em atos infracionais e inspirar professores e professoras sobre a escuta sensível que envolve a prática educativa nas escolas. Paulo Freire apresentou-se como o uma bússola de inspiração que permite, a um universo indefinido de leitores desse trabalho, colocarem em correlação os dados aqui apontados a partir dos grupos focais que reuniram os jovens e a possibilidade de um diálogo aberto com professores e professoras sobre o trabalho educativo pautado na premissa de uma educação como prática de liberdade e garantia de Direitos Sociais e Humanos fundamentais
Abstract: Death and life of Pedros Brasileiros da Silva: young people, infractions and challenges of educational work is a research characterized by a set of intertwined stories built from the ethical and methodological decision to privilege the narrative of young people complying with socio-educational measures about their experiences and world views. The starting point was the following investigative question: How do these young people, when narrating their lives, see and can see, through the mediation of socioeducational measures, other possible futures for building their own lives? In light of the inspiration in the dialogical attitude and political reflection engendered by Paulo Freire, this research aimed to give protagonism to the narratives of the young people themselves, giving second place to the major statistical factors regarding the relationships between marginalization and infraction among young people. By bringing to the main investigative scene the voice of young people complying with socioeducational measures of semi-freedom, the work sought, ultimately, to bring to the public debate, especially for teachers who receive these young people in their classrooms, a reflection on the commitment ethical and political with education and with the possibility of (re)constructing other horizons of expectations for young people whose lives are crossed by the binomial economic segregation and racism. It also intends to inspire educators in the perspective of educational actions that are the key to opening windows to the world, thinking of these young people as subjects who can dream of other futures. The construction of the empiricism used in the work was based on conversations with young people who, at some point in their lives, completed socioeducational measures, due to the attribution of an infraction and this set of semifictional stories is viscerally crossed by structural racism (Almeida, 2019) about the which Brazilian society was built and which, even today, imposes its marks on the experiences of children and adolescents within educational institutions, including schools. An inspiration from Walter Benjamin (1987) led to the appropriation of Jorge Amado's work – Capitães de Areia (2006) – for the composition of single and multiple characters designated as Pedros Brasileiros da Silva made from monads of different subjects unidentified due to of issues related to security, but which, through literary inspiration, could be maintained in their humanity and historicity revealing a socially shared inscription. he primary intention in constructing the work was to use a humanizing methodology that allows us to listen to young people in a sensitive way and look at their life stories and construction of identities free from prejudice and stigmatization. With this, we worked with the perspective of contributing to a better understanding of a socially relevant problem that is still studied and prescribed mainly by actors outside the field of Education and who, when establishing normative actions, do so in the light of perspectives predominantly emanating from from the field of Law or Psychology. In this sense, this is research concerned with thematizing socioeducational measures for young people in light of the understanding of the theoretical and empirical field of educational research. In this way, we sought to listen to young people who had graduated from the socio-educational system about their sociability; put on the debate table the issue of how the field of education faces the controversial field of socio-educational measures in Brazil; understand the motivations and desires of young people involved in criminal acts and inspire teachers about the sensitive listening that involves educational practice in schools. Paulo Freire presented himself as a compass of inspiration that allows an indefinite universe of readers of this work to put into correlation the data highlighted here from the focus groups that brought together young people and the possibility of an open dialogue with teachers about educational work based on the premise of education as a practice of freedom and guarantee of fundamental Social and Human Rights
Keywords: Medidas socioeducativas e escola
Sociabilidades juvenis
Narrativas de jovens
Racismo estrutural
Socio-educational measures and school
Youth sociability
Young people's narratives
Structural racism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16631
Issue Date: 19-Dec-2023
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons