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dc.contributor.advisor1Silveira, Cláudia Maria Toledo da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5439982757257919pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Roberta Simões-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Duarte, Luciana Gaspar Melquíades-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9612622153460207pt_BR
dc.creatorCastilhos, Ian Fernandes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3330144512406314pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-02T13:34:01Z-
dc.date.available2024-02-
dc.date.available2024-02-02T13:34:01Z-
dc.date.issued2023-08-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16590-
dc.description.abstractThis research analyzes the degree of rationality in the deliberations that take place in sessions of the Plenary of the Câmara dos Deputados and the Senado Federal. Its justification lies in the importance of rational argumentation for the institutionalization of a full deliberative democracy. To evaluate the degree of rationality in the deliberations of these sessions, which are the subject of this research, it was necessary to identify the arguments raised by the parliamentarians.; classify such arguments (into institutional, general practical and empirical); establish criteria for evaluating the rationality of arguments; and define the types and degrees of rationality adopted or to be adopted. A bibliographic research was conducted, using the works of reference authors as an indirect source for the deductive extraction of central concepts of the work, as well as an empirical-documentary research whose sources were: (i) The daily editions of two largecirculation newspapers, covering the period from 2000 to 2020, at five-year intervals, in order to select the bills mentioned simultaneously on the cover of both, with the aim of satisfying the criterion of relevance of the bills analyzed and (ii) shorthand notes of the deliberative sessions of the mentioned Legislative Houses. The main results of the research indicate the identification of a substantially higher use of general practical and empirical arguments than legal arguments in the deliberations, and the finding of a serious degree of logical rationality in all cases, according to the triadic scale (light, moderate, serious) adopted. On the other hand, substantial rationality and discursive rationality have exhibited varying degrees in legislative deliberations, although in both cases the higher degree has been predominant.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho procede à análise do grau de racionalidade das deliberações ocorridas em sessões do Plenário da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Sua justificativa reside na importância da argumentação racional para a institucionalização de uma democracia deliberativa plena. Para aferir o grau de racionalidade das deliberações ocorridas naquelas sessões, objetivo da investigação, foi necessário (i) identificar os argumentos suscitados pelos parlamentares; (ii) classificar tais argumentos (em institucionais, práticos gerais e empíricos); (iii) estipular critérios de avaliação da racionalidade dos argumentos e (iv) definir os tipos e graus de racionalidade adotados. Realizou-se pesquisa bibliográfica, utilizando, como fonte indireta, as obras dos autores referenciais para a extração dedutiva de conceitos centrais do trabalho, e pesquisa empírico-documental cujas fontes foram: (i) as edições diárias de dois jornais de grande circulação, abrangendo o período de 2000 a 2020, em intervalos quinquenais, para a seleção dos projetos de lei mencionados simultaneamente na capa de ambos, com o fito de satisfazer o critério de relevância dos projetos analisados e (ii) as notas taquigráficas de sessões deliberativas do Plenário das casas legislativas citadas. Como principais resultados da pesquisa indicam-se a identificação do uso substancialmente mais elevado de argumentos práticos gerais e empíricos do que de argumentos institucionais nas deliberações e a constatação de grau grave de racionalidade lógica na totalidade dos casos, conforme a escala triádica (leve, moderado, grave) adotada. Diversamente, a racionalidade substancial e a racionalidade discursiva apresentaram graus diferenciados nas deliberações legislativas, embora, em ambas, o grau grave tenha sido majoritário.pt_BR
dc.description.sponsorshipPROQUALI (UFJF)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Direito e Inovaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectDemocracia deliberativapt_BR
dc.subjectArgumentação racionalpt_BR
dc.subjectDiscurso jurídicopt_BR
dc.subjectDiscurso legislativopt_BR
dc.subjectRacionalidade da deliberação legislativapt_BR
dc.subjectDeliberative democracypt_BR
dc.subjectRational argumentationpt_BR
dc.subjectLegal discoursept_BR
dc.subjectLegislative discoursept_BR
dc.subjectRationality of legislative deliberationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.titleRacionalidade do discurso legislativo: análise de debates parlamentares à luz do pensamento de Robert Alexypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Direito e Inovação (Dissertações)



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