Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16571
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
isabelasantanadesouza.pdf466.79 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Concepção de discentes de pedagogia da UFJF sobre a relação entre a educação escolar e as violências de gênero/violências sexuais na infância
Autor(es): Souza, Isabela Santana
Orientador: Castro, Roney Polato de
Miembros Examinadores: Ferrari, Anderson
Resumo: O presente trabalho investiga a relação entre educação escolar e violências sexuais na infância e violência de gênero, com foco nas percepções dos/das discentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Juiz de Fora. A temática é justificada pela relevância social e educacional dessas questões, abrangendo e contribuindo para estratégias de prevenção e enfrentamento dessas violências no ambiente escolar. O objetivo principal é a reflexão de como a formação em Pedagogia aborda essas demandas sociais e como isso reflete na percepção dos/das futuros/as educadores/as sobre seu papel na prevenção e no combate a essas violências.
Resumen : This study investigates the relationship between school education and sexual violence in childhood and gender-based violence, focusing on the perceptions of the students of the Pedagogy course at the Federal University of Juiz de Fora. The theme is justified by the social and educational relevance of these issues, encompassing and contributing to strategies for the prevention and confrontation of these violences in the school environment. The main goal is to reflect on how Pedagogy training addresses these social demands and how this reflects on the perception of future educators about their role in preventing and combating these violences.
Palabras clave : Escola
Currículo
Formação
Violência sexual na infância
Violência de gênero
School
Training
Sexual Violence in Childhood
Gender Violence
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16571
Fecha de publicación : 13-dic-2023
Aparece en las colecciones: Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons