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dc.contributor.advisor1Reis, Andreia Rezende Garcia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9134084821084264pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Helena Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Goulart, Ilsa do Carmo Vieira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2333309094936325pt_BR
dc.creatorCherem, Karla Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6008763693196132pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-25T16:28:42Z-
dc.date.available2024-01-24-
dc.date.available2024-01-25T16:28:42Z-
dc.date.issued2023-10-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16559-
dc.description.abstractThis research, linked to the line “Languages, Cultures and Knowledge”, of the Post-Graduate Program in Education at the Federal University of Juiz de Fora (PPGE/UFJF), addresses the teaching work and continuing education of teachers in the municipal public schools of Juiz de Fora city (state of MG) in times of pandemic. In this context, we present the following research question: What is the configuration of the teaching work of teachers in a municipal public school in Juiz de Fora city, during and after the Covid-19 pandemic? We used Sociodiscursive Interactionism (Bronckart, 1999, 2006, 2008; Machado, 2004, 2007) as a theoreticalmethodological support, in dialogue with the principles of the Activity Clinic (Clot, 2007, 2010). Assuming language as a central activity in human development, the data resulting emerged from semi-structured interviews (Flick, 2004) with teachers who worked in the early years at a municipal public school in Juiz de Fora city. For the analysis, we used the following categories: i) teacher’s actorship; ii) collective work; iii) continuing education, and iv) education in the pandemic. The data analyzed reveals that the training actions of the Juiz de Fora Municipal Education Department have brought about changes in teaching, making it more reflective, dialogical and contextualized (Gatti, 2013; Nóvoa, 2022); the teacher has emerged as the protagonist of their work (Bronckart, 2006); the importance of building a work collective to strengthen collective work (Clot, 2010), and the challenges faced during Emergency Remote Teaching have led to resignifications in the teaching practice. We believe that this work can make a significant contribution to fostering discussions about continuing teacher education, as well as reflections on a teacher’s work in the post-pandemic period.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa, vinculada à linha “Linguagens, culturas e saberes”, do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGE/UFJF), aborda o trabalho docente e a formação continuada de professores da rede municipal de Juiz de Fora (MG) em tempos de pandemia. Nesse viés, apresentamos como questão: qual é a configuração do trabalho docente de professoras de uma escola pública municipal juizforana, durante e no período pós-pandemia da Covid-19? Utilizamos como aporte teóricometodológico o Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 1999, 2006, 2008; Machado, 2004, 2007) em diálogo com os princípios da Clínica da Atividade (Clot, 2007, 2010). Assumindo a linguagem como atividade central no desenvolvimento humano, os dados gerados emergem de entrevistas semiestruturadas (Flick, 2004) com professoras que atuaram nos anos iniciais em uma escola da rede municipal de ensino de Juiz de Fora. Para a análise, utilizamos as seguintes categorias: i) atorialidade docente; ii) trabalho coletivo; iii) formação continuada e iv) educação na pandemia. Os dados analisados revelam que as ações formativas da Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora trouxeram mudanças no fazer docente, tornando-o mais reflexivo, dialógico e contextualizado (Gatti, 2013; Nóvoa, 2022); o professor emergiu como protagonista do seu trabalho (Bronckart, 2006); a importância da construção de um coletivo de trabalho para o fortalecimento do trabalho coletivo (Clot, 2010) e os desafios enfrentados durante o Ensino Remoto Emergencial levaram a ressignificações no exercício da docência. Consideramos que este trabalho poderá contribuir de forma significativa para fomentar discussões acerca da formação continuada docente, bem como reflexões sobre o trabalho do professor no período pós-pandemia.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectEnsino remoto emergencialpt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectTeaching workpt_BR
dc.subjectEmergency remote teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA configuração do trabalho docente e a pandemia da Covid-19: do ensino remoto ao retorno presencialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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